Tecnologia
Com nova lei da União Europeia, Apple terá que mudar as entradas dos cabos
Com o anúncio da União Europeia, finalmente foi definido um padrão para os cabos de celulares comercializados em seu território.
Com o anúncio da União Europeia, na última terça-feira (7), finalmente foi definido um padrão para os cabos de celulares comercializados em seu território. De acordo com a decisão de uma nova lei, a partir de 2024, todos os smartphones vendidos deverão ter o USB-C, o que inclui os aparelhos da Apple.
Leia também: Apple mostra fragilidade do sistema caso fosse aberto
Além de celulares, a nova legislação será aplicada também para outros tipos de eletrônicos, incluindo tablets, câmeras, headphones, leitor digital e até mesmo vídeo games portáteis. Conforme o anúncio do parlamento europeu, essa padronização tem a ideia de facilitar a vida de seus consumidores, podendo fazer a diferença em um mundo em que cada vez mais celulares chegam sem um carregador em sua caixa.
“De acordo com as novas regras, os consumidores não precisarão mais de dispositivo de carregamento e de cabo diferentes toda vez que comprarem um novo dispositivo”, explica o comunicado oficial da União Europeia.
Como essa mudança de padrão para os cabos dos aparelhos eletrônicos pode acabar exigindo muito trabalho de seus fabricantes, a União Europeia decidiu que um período de adaptação era necessário. Assim, a nova regra só passaria a valer após o primeiro semestre de 2024.
No trâmite oficial, a nova lei começa a ser aplicada 24 meses após a publicação. Enquanto o projeto já está praticamente aprovado, o parlamento e o conselho europeu ainda realizarão uma formalidade para que a regra entre em vigor. Uma conferência sobre o projeto também foi realizada na mesma data.
Para a Apple, este procedimento poderá ser muito delicado, pois atualmente a empresa comercializa seus aparelhos apenas com entradas Lightning. Apesar de a legislação obrigar a troca para o USB-C apenas na Europa, a tendência é que a companhia adote o novo padrão globalmente, para não precisar fazer duas versões dos seus dispositivos.
Por fim, além da padronização de carregadores com cabo, a União Europeia disse que também está trabalhando em soluções que envolvem carregadores sem fio. Os parlamentares também estão “mirando” em soluções envolvendo recarga rápida, que deve receber atenção futuramente.

-
Política1 dia atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo1 dia atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia1 dia atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Empresas2 dias atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas2 dias atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças2 dias atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Automobilística2 dias atrás
CNH vencida? Saiba os prazos de renovação e evite penalidades
-
Finanças2 dias atrás
Fale com o gerente! 5 taxas bancárias desnecessárias que você paga