Conecte-se conosco

Automobilística

Novas Regras de Trânsito: Farol, CNH e Insulfilm – Saiba Tudo!

Mudanças do Código de Trânsito Brasileiro ainda causam algumas dúvidas nos motoristas

Publicado

em

4 leis de trânsito que você pode não conhecer, mas geram multas

Com as festas de final de ano se aproximando, diversas famílias já estão planejando pegar a estrada e viajar, seja para o litoral ou para o interior. Com isso, o nível do tráfego nas vias e estradas costuma aumentar exponencialmente, e consequentemente a fiscalização das autoridades também aumenta.

Portanto, é fundamental estar a par das mudanças nas leis de trânsito, para evitar dores de cabeça. Afinal, a última coisa que um condutor deseja é ser multado justamente quando está indo descansar da rotina estressante do cotidiano. Dentre as atualizações mais recentes, podemos citar:

  • O uso de películas escuras nos vidros, que agora é proibido na parte frontal do automóvel;
  • A autorização para avançar com o automóvel mesmo com o sinal vermelho, em situações específicas;
  • A mudança nas categorias da CNH, que agora conta com 13 modalidades.

Conhecendo algumas modificações importantes

Vamos começar falando da questão dos faróis. O seu uso em níveis baixos nas rodovias durante o período diurno se tornou obrigatório desde 2016. Entretanto, houve mudanças na legislação de trânsito e agora nem sempre é preciso acionar essas luzes.

Isso ocorre porque, agora, os motoristas de carros que contam com DRL (iluminação de condução diurna) não são obrigados a acender o farol baixo quando trafegarem em qualquer estrada. Já para quem não possui esse equipamento instalado, deve continuar a seguir com os faróis acessos em pistas fora da área urbana.

Seguidamente, as normas sobre a instalação de insulfilm também mudaram no ano passado (2022). Com isso, fica proibida a presença de bolhas na parte do para-brisa e nos vidros laterais dianteiros do automóvel. Além disso, a quantidade de luz que passa pela estrutura não pode ser menor que 70% independente da cor utilizada.

Por fim, desde junho de 2022, a CNH foi modificada e incluíram-se novas categorias de motoristas. Agora, existem ao todo 13 modalidades e há uma tabela com diversos códigos presentes na documentação, como, por exemplo, A1, B1, C1 e BE.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS