Conecte-se conosco

Economia

As novas regras do vale-alimentação acabaram trazendo concorrência ao mercado

As mudanças sobre o vale alimentação gera concorrência no mercado, saiba mais sobre isso. Clique aqui e saiba mais.

Publicado

em

VALE ALIMENTAÇÃO

O Ministério do Trabalho e da Previdência, afirma que as mudanças implantadas sobre o vale-alimentação encorajam a entrada de novas empresas. O mercado de vale-alimentação como (sodexo e alelo) tem gerado um lucro para o brasil em torno de R$90 bilhões de reais por ano.

Veja também: Quando renovar a CNH? Confira os novos prazos para renovação

O secretário-executivo, Bruno Dalcolmo, alega que essa mudança trará mais rigidez para as empresas que usam o benefício tributário. Visto que fazem isso sem garantir a segurança e qualidade nutricional aos seus clientes. Dalcolmo afirma que essas regras foram analisadas durante 45 anos e que as mudanças foram debatidas em reuniões. Com isso, chegou o momento de coloca-las em prática.

Pensando nisso preparamos este artigo para que você possa entender quais foram as novas regras do vale-alimentação, confira:

Saiba mais sobre o PAT

Primeiramente, o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) foi criado na década de 1970. Sendo ele para garantir que todos os trabalhadores tivessem refeições em seus ambientes de trabalho. Ao longo do tempo, empresas particulares como Alelo, Sodexo e Ticket foram se adequando às novas regras pelo PAT e assim tomando reconhecimento nesse setor.

Com a mudança, o governo passou a exigir que as empresas que usam o PAT, devem ter um programa destinado a promover a qualidade e a segurança nutricional de seus trabalhadores. Com o decreto do Governo, eles pretendem estimular a entrada de mais empresas com o mesmo segmento de alimentação para o trabalhador.

De acordo com o decreto, a empresa passou a não poder solicitar ou aceitar qualquer tipo de desconto ou aplicar desconto sobre o valor do contrato. O não cumprimento acarretara em exclusão do PAT.

Facilidade para a portabilidade

Por fim, os trabalhadores podem exigir nas empresas que transfiram recursos de um provedor de pagamento para outro gratuitamente. A empresa tem um ano e meio para se adaptar à maioria das mudanças nas regras. Portanto, o governo expressou a esperança de que novas empresas participem da competição de mercado.

As empresas reclamaram que o decreto tornou o vale-alimentação mais rigoroso. Sendo assim, acaba por ficar mais complicado ao se adaptar a essas mudanças.

Então, agora que você já sabe as novas regras do vale-alimentação. Encaminhe esse artigo para o seu amigo que também precisa ficar por dentro dessa novidade.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS