Conecte-se conosco

Bancos

Novidades no Pix: Banco Central anuncia futuras funcionalidades

Autarquia financeira prevê cada vez mais utilidades para a sua criação daqui para frente.

Publicado

em

No último dia 04/09 (segunda-feira), o Banco Central (BC) anunciou novidades sobre o Pix, a popular ferramenta de transferências instantâneas. Segundo os porta-vozes da instituição, em breve, o sistema poderá ganhar mais funcionalidades em atualizações subsequentes.

“O uso de novas tecnologias que tornam a experiência de pagamento ainda mais rápida pode ser benéfico, principalmente em alguns casos de uso específicos, como pagamentos de pedágios em rodovias, estacionamentos e transporte público”, diz o Banco Central.

Essa informação pode ser encontrada no Relatório de Gestão do Pix, um documento que faz uma análise aprofundada sobre o desempenho da plataforma desde sua implementação no ano de 2020. O levantamento também apresenta projeções sobre o futuro e as possíveis adaptações que podem surgir com o passar do tempo.

Que surpresas aguardam os usuários?

A autarquia reafirmou seu posicionamento de que o Pix deverá ser empregado, futuramente, na realização de movimentações de caráter internacional. Logo, essa medida deve facilitar a efetuação de pagamentos entre empresas, dinamizar o envio de remessas e flexibilizar a aquisição de serviços e bens no exterior.

Roberto Campos Neto, presidente do BC, mencionou inclusive que a ferramenta poderia até mesmo substituir os tradicionais cartões de crédito. Essa fala gerou bastante polêmica e foi proferida durante um evento oficial em Curitiba no mês passado.

Tal feito seria possível ao introduzir opções de parcelamento do saldo devedor com taxas de juros menores. Além disso, haveria a possibilidade de aplicar uma pequena taxa destinada a compras parceladas em prazos mais longos.

“O BC monitora a evolução desse mercado e o uso dessas soluções, podendo, futuramente, caso julgue necessário, decidir pela criação de um produto único ou pela definição de regras mínimas a serem observadas pelas instituições”, acrescentou a autarquia.

Em conclusão, podemos afirmar que existem grandes planos para o Pix. Essa opção prática está em constante evolução e ganhando novos contornos. Apesar das diversas notícias falsas que afirmam que o governo começará a taxar essa modalidade, até o momento, nada oficial foi divulgado sobre o assunto.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS