Empresas
Novo pagamento para conta de luz? ANEEL propõe pagamento via PIX
Por meio de consulta pública, a ANEEL quer saber a opinião dos consumidores. A pesquisa será realizada até o dia 31 de outubro.
Por meio de consulta pública direcionada aos consumidores de energia elétrica de todo o país, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) quer saber a opinião dos brasileiros sobre uma nova forma de pagamento para a conta de luz. A pesquisa será realizada até o dia 31 de outubro.
A decisão pela consulta pública aconteceu por meio de uma reunião da diretoria da ANEEL. Isso porque a empresa gostaria de saber o que os consumidores pensam a respeito do pagamento obrigatório de contas de luz por meio do PIX.
Segundo a direção da ANEEL, o novo método pode reduzir os custos operacionais das contas: “A intervenção regulatória, além de melhorar a experiência para o consumidor, poderá reduzir os custos operacionais das distribuidoras, o que poderá se reverter em modicidade tarifária. Além disso, a alteração incentiva a modernização dos processos de arrecadação e cobrança”, ressalta a direção da agência.
Após a opinião pública, a votação será refeita com a direção da Aneel. Caso a proposta seja aprovada, as distribuidoras terão três meses para se organizarem dentro na nova norma.
Como seria a conta de luz com pagamento obrigatório por Pix?
A proposta é a seguinte: o PIX será a forma de pagamento obrigatória para as faturas em todo o Brasil. A opção será por meio do QR Code, e as faturas continuarão sendo enviadas por meio do ambiente virtual ou impressas, como já vem sendo feito.
Se aprovada a proposta, o que irá mudar?
A direção da ANEEL garante que, sendo diminuídos os custos adicionais, o valor poderá ser revertido em modicidade tarifária.
No método de pagamento atual existe o código que barras, que também pode ser pago pelo celular. Assim, é possível digitar o código ou fazer a leitura das barras pela câmera.
A nova proposta tem a vantagem instantânea do PIX: o consumidor pode imprimir a fatura ou acessá-la virtualmente (métodos já usados atualmente), e deverá realizar a leitura do QR Code para efetuar o pagamento. A diferença se dá, principalmente, pelo pagamento instantâneo.
Para fazer parte da votação e decidir o que for melhor para o seu bolso, é preciso enviar e-mail para o cpo42_2022@aneel.gov.br
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp