Conecte-se conosco

Tecnologia

Novo sensor pode ser o fim das fotos tremidas com a câmera do celular. Veja imagens

Parceria da Qualcomm com fabricante francesa resulta em criação de sensor para smartphones que reduz chances de fotos borradas

Publicado

em

Quantas vezes você já foi surpreendido por uma imagem tremida, mesmo segurando o celular com firmeza na hora de fazer a foto? Isso acontece com certa frequência e impede, muitas vezes, o registro de momentos únicos.

Para ajudar nessa questão, a Qualcomm anunciou uma parceria com uma fabricante francesa de chips de câmera Phophesee com o objetivo de desenvolver um sensor fotográfico que funcione de um jeito similar ao olho humano.

Segundo a marca, a diferença desse chip em relação aos demais é que o componente só fará o processamento de mudanças específicas de luz e movimento de cena. Com isso, a velocidade de captura é aumentada, enquanto a exigência do poder de computação do processador principal é reduzida.

A proposta da marca é que o resultado dessa colaboração seja aplicado em celulares premium com os processadores Snapdragon. O contrato celebrado entre as duas empresas prevê a otimização dos chamados “sensores e software de metavisão” da Prophesse.

Funcionamento do sensor

Essa tecnologia permite que o usuário use o smartphone para capturar fotos nítidas e focadas, independente do movimento e ainda que o ambiente esteja pouco iluminado.

A Phophesse demonstrou alguns exemplos em vídeo. Um deles mostra o sensor em ação ao fotografar um homem jogando tênis. Apesar do movimento da raquete, a foto final não ficou borrada.

A empresa francesa explica que cada pixel de um sensor Metavision possui um núcleo lógico que monitora somente as mudanças de cena. Com isso, os pixels no sensor só enviam informações para o processador quando é feita uma mudança de luz e movimento de cena, enquanto o restante permanece inalterado. Uma câmera normal de celular, por exemplo, tende a recapturar os dados de todo o sensor de imagem várias vezes por segundo.

Veja a demonstração:

Vendas

A empresa anunciou que os primeiros kits deverão estar disponíveis para os fabricantes de celular ainda este ano. Apesar disso, não existe ainda uma previsão oficial de quando um smartphone com a tecnologia será lançado no mercado. A fabricação do chip será terceirizada para a Sony.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS