Tecnologia
Novo vírus pode atacar seu celular e aplicar golpes pelo Pix; saiba mais!
Hackers maldosos descobriram uma maneira de interferir na plataforma de Pix. Saiba as melhores maneiras de se proteger desse vírus!
Recentemente, um perigosíssimo vírus trojan, conhecido popularmente como cavalo de Troia bancário, está conseguindo infectar instituições financeiras brasileiras. O malware da vez, inicialmente detectado pela empresa italiana de segurança cibernética Cleafy, ficou conhecido como PixPirate.
O PixPirate é capaz de cometer fraudes por meio das plataformas de pagamentos via Pix, se instalando como se fosse um aplicativo autenticador real, mas, na verdade, é só um vírus. Ele pode interceptar mensagens de SMS, desabilitar os serviços do Google Play Protect e até mesmo armazenar senhas inseridas em aplicativos bancários no celular.
Esses programas funcionam de maneira que o próprio usuário não consegue perceber a fraude, já que não deixa quaisquer rastros de que foram sequer publicados na loja oficial de aplicativos de Android, a Google Play Store.
Outro fator relevante para a eficácia do PixPirate é que ele possui capacidade de ATS (Sistema de Transferência Automática, em tradução), de maneira que os bandidos podem automatizar as transferências criminosas na própria plataforma de pagamento instantâneo.
Tendo essas informações em mente, fica claro de que é necessário reforçar as medidas de segurança digital, talvez mais do que nunca. Para isso, confira algumas dicas para proteger suas informações pessoais, bancárias e até mesmo seus dispositivos:
- Mantenha o Google Play Protect sempre ativo: fazendo isso, o Google pode ajudar na proteção do seu aparelho contra aplicativos danosos e malwares. Para ativar essa opção, basta acessar as configurações do celular.
- Use algum antivírus: na Google Play Store, é possível encontrar diversas opções de ferramentas de segurança, tanto gratuitas quanto pagas, que irão auxiliar na proteção do sistema.
- Não confie em qualquer mensagem: fique atento a mensagens que pareçam suspeitas, sejam elas enviadas em aplicativos ou SMS. Normalmente, conteúdo que pedem informações financeiras ou pessoais são fraude, mas sempre verifique com o banco ou instituição financeira responsável.
- Não instale aplicativos de fora da Google Play Store: a loja oficial de aplicativos para Android verifica a segurança das ferramentas, diminuindo bastante as chances de se tratar de algum vírus, então não baixe aplicativos suspeitos ou de fontes aleatórias e desconhecidas.
- Utilize a configuração em duas etapas: em alguns aplicativos, é possível ativar a configuração em duas etapas, que é uma camada extra de segurança para o usuário. Sempre que possível, utilize-a.
- Mantenha o sistema operacional sempre atualizado: através das atualizações do sistema operacional, a segurança também é reforçada. Dessa maneira, verifique e aplique sempre as atualizações disponíveis.

-
Mundo2 dias atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia2 dias atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Investimentos2 dias atrás
Tudo o que você deve avaliar em uma franquia antes de investir
-
Automobilística2 dias atrás
Renault Sandero sai de linha no Brasil após 17 anos: veja os motivos
-
Bancos2 dias atrás
Nubank altera regras do Ultravioleta e pode impactar clientes do cartão premium