Conecte-se conosco

Finanças

Nubank, Inter e C6 têm nova vitória sobre grandes bancos

Audiência dos neobancos cresceu nos últimos dois anos em comparação aos bancões. Competitividade digital está cada vez mais acirrada.

Publicado

em

A relevância das fintechs não para de crescer no país. De acordo com um estudo realizado pelo fundo Atlantico, tendo como base usuários de telefone Android, descobriu-se que os grandes bancos vem perdendo um espaço valioso na sua relação com os clientes, ao contrário das instituições financeiras focadas no digital.

Leia mais: Febraban alfineta Nubank em publicação sobre fintechs; Saiba mais

De acordo com o levantamento, em dezembro de 2019, “bancões” como o Itaú Unibanco, Banco do Brasil e Bradesco somavam juntos 67% do total de usuários nos aplicativos. Em menos de dois anos esse percentual caiu para 53%, sendo a maior perda para o BB. Na ocasião da pesquisa, o Santander não foi monitorado.

Do lado oposto, o Nubank apresentou alta neste mesmo quesito, indo de 21% para 28%, tornando-se o atual líder de audiência de usuários nos aplicativos. No caso do Inter, o percentual subiu de 7%  para 10%, e o C6 que se mantém a 7%.

Valorização digital

A audiência bancária nos aplicativos tem forte impactos nos dias atuais, visto que ela é fundamental para a expansão das atividades bancárias. Isso permite que as empresas ampliem as vendas de produtos financeiros e não financeiros, sobretudo quando observada a forte atuação de marketplace dos bancos digitais em seus aplicativos.

É válido destacar que os grandes bancos ainda detêm certa vantagem em relação às fintechs. Em sua análise, o Atlantico ainda traz os números da plataforma Guiabolso, que mostram a pluralidade dos usuários dos neobancos em ter mais de uma conta. Cerca de 47% dos usuários do Guiabolso, por exemplo, só possuem conta no Itáu. Tal percentual cai para 1% quando falamos da conta do Nu.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS