Investimentos
Nubank: Por que a fintech vai lançar ações fora do Brasil?
Ao fazer IPO, banco digital vai ofertar parte do seu capital para um novo público de investidores. Veja como vai funcionar a ação.
Fundado há oito anos, o Nubank é uma fintech brasileira que oferece alguns dos principais serviços bancários da atualidade, como conta digital, empréstimo, cartão de crédito e seguro de vida. Buscando expandir sua cesta de serviços, o banco digital decidiu realizar seu IPO e entrar oficialmente na Bolsa de Valores de Nova York.
Leia mais: Cartão Nubank dá desconto de até 50% em lojas; Veja lista
Na prática, IPO é a sigla para Initial Public Offering (ou oferta pública inicial, em tradução livre para o português). De forma resumida, trata-se do processo de entrada de uma empresa na Bolsa de Valores, que passa a ser uma companhia de capital aberto, cujas ações podem ser compradas e vendidas por investidores.
Quem compra uma ação se torna sócio da empresa, ou seja, seu acionista. Basicamente, ao fazer IPO, o Nubank está ofertando parte do seu capital para um novo público de investidores. Tal processo é feito por meio da venda de ações ou de um ativo chamado de BDR, sigla para Brazilian Depositary Receipt.
Em suma, o BDR é um certificado de depósito emitido e negociado no Brasil, mas que representa ações de empresas listadas nas Bolsas de outros países, como a NYSE e a NASDAQ, ambas dos Estados Unidos. Ou seja, é uma maneira simples de brasileiros investirem em empresas negociadas em bolsas internacionais sem precisar abrir uma conta em corretora estrangeira.
Por que o Nubank decidiu fazer um IPO?
Ao optar pelo IPO, o Nubank consegue ampliar ainda mais sua atuação e o impacto na vida dos seus clientes. Isso é feito por meio da captação de recursos de novos investidores. Basicamente, o Nubank irá vender pequenas porções da empresa para usuários com interesse de investir.
De acordo com o banco digital, o objetivo continuará sendo ajudar as pessoas a terem o total controle sobre seu dinheiro. Depois que adentrar na Bolsa de Valores, e abrir parte do seu capital para que novas pessoas se tornem acionistas, a proposta é fazer com que mais projetos sejam viabilizados, tornando o Nu uma instituição cada vez mais completa.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp