Conecte-se conosco

Curiosidades

Nunca ouviu falar da maldição do isqueiro branco? Então fique por dentro dessa lenda urbana

Até a década de 1990, existiu uma lenda urbana envolvendo os famosos isqueiros BIC, que teriam dado azar a diversos artistas aos 27 anos.

Publicado

em

Você já ouviu falar sobre a maldição dos isqueiros brancos? Essa lenda, forte até os anos 90, dizia que os modelos de isqueiros na cor branca, da marca BIC, davam azar para seus donos e foram relacionados à morte de alguns músicos famosos.

Essa lenda urbana voltou a circular em 2013, depois de diversas publicações realizadas nas redes sociais. Confira!

Entenda a maldição do isqueiro branco

Não existe uma data exata em que isso começou. Segundo a lenda, Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison e Kurt Cobain estavam com um isqueiro branco quando morreram. Mas, de fato, o incontestável são estas duas coincidências: esses quatro artistas faleceram de maneira trágica, todos aos 27 anos, no auge da fama.

Sobre as mortes desses artistas

  • Hendrix: morreu asfixiado pelo seu próprio vômito após misturar vinho com remédio para dormir;
  • Janis: foi vítima de uma overdose de heroína e álcool;
  • Morrison: faleceu por insuficiência cardíaca enquanto estava em uma banheira;
  • Cobain: cometeu suicídio em 1994.
Jimi Hendrix e Janis Joplin morreram em setembro e outubro de 1970, respectivamente. Já Jim Morrison foi encontrado morto no dia 3 de julho de 1971. No entanto, até 1973 os isqueiros descartáveis da BIC ainda não haviam sido criados.

Assim, seria impossível que eles estivessem com um isqueiro desse modelo no momento da morte. A hipótese é que poderia ser um isqueiro parecido, mas de outra marca, como o Cricket. Isso porque a marca BIC só se tornou popular nos Estados Unidos depois que a Gillette a comprou, o que aconteceu apenas em 1972.

No caso de Kurt Cobain, vocalista e guitarrista da banda Nirvana, realmente estava com dois isqueiros por perto no momento da sua morte. Porém, nenhum deles era branco.

Afinal, por que essa história se tornou tão popular?

A história se tornou popular porque, quando os usuários de maconha utilizavam o isqueiro branco para acender os cachimbos ou cigarros, as cinzas que ficavam depositadas no fundo eram visíveis.

Dessa forma, quando eles eram capturados pela polícia, era possível saber se a pessoa havia fumado maconha ou não pelas cinzas. A partir daí criou-se a lenda de que o isqueiro branco dava azar.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS