Conecte-se conosco

Saúde

Veja o que as unhas podem revelar sobre a sua saúde!

Além de demonstrarem sinais de ansiedade ou inquietude, as unhas podem dizer muito sobre a sua saúde. 

Publicado

em

Você sabia que manchas brancas nas unhas ou partes escurecidas e ondulações podem ser sinais de doença? As unhas podem dizer muito sobre a sua saúde. 

A falta de nutrientes ou problemas hormonais podem representar doenças nutricionais e endócrinas, fazendo com que nossas unhas apresentem uma aparência esbranquiçada, também conhecida como unhas de Terry.

Embora algumas unhas apresentem tons amarelados devido ao envelhecimento ou uso de esmaltes, água oxigenada e tintura, também podem sinalizar doenças pulmonares e hepáticas, aquelas que afetam o sistema linfático, podendo ocasionar uma possível micose.

Em caso de um tom amarelado espalhado, conhecido como “síndrome das unhas amarelas”, esse aspecto pode denotar doença broncopulmonar.

Já a falta de vitaminas pode tornar nossas unhas frágeis e quebradiças. O tom azulado, também conhecido como síndrome da unha azul, pode sinalizar doenças metabólicas e respiratórias causadas por bactérias.

As unhas que apresentam palidez podem sinalizar doenças pulmonares ocasionadas pela baixa oxigenação.

Algumas doenças e complicações também podem afetar o aspecto das unhas, como a melanoma. Nesse caso, as unhas apresentam riscos castanho-escuros ou pretos. Nesses casos, um dermatologista deve ser procurado.

Outra condição que podemos identificar através do aspecto das nossas unhas é a psoríase. Cerca de 30% dos casos são identificados pela descamação ou manchas em tom castanho. 

As unhas onduladas, por sua vez, sinalizam doenças causadas por infecções como lúpus, psoríase, reação a drogas ou dermatite.

Além dessas, algumas inflamações podem gerar manchas vermelhas na lateral das unhas devido a maus hábitos como roer e remover as cutículas com os dentes. Algumas manchas vermelhas também podem indicar artrite reumatoide ou insuficiência cardíaca.

De acordo com dermatologistas, transtornos psicológicos, HIV, verrugas e condições como a tuberculose podem causar deformidades nas unhas devido a sua infecção, bem como como doenças gastrointestinais.

Os especialistas alertam para que, em caso de sintomas ou sinais semelhantes aos indicados aqui, um dermatologista deve ser procurado com urgência.

Tayná Luli, jornalista brasileira, atuante a cinco anos no mercado como redatora, responsável pela apuração, redação e revisão de textos de cunho jornalístico e como produtora na criação de roteiros para programas institucionais em empresas publicas e privadas.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS