Conecte-se conosco

Empresas

Nutella anuncia descoberta: o substituto do cacau que você vai amar

Companhia italiana descobriu um meio de baratear seu produto feito com chocolate.

Publicado

em

Quanto mais escasso é um bem ou serviço, mais caro ele se torna! Isso é um fato consumado nos mais diversos nichos de negócio e no setor alimentício não poderia ser diferente. Agora, em 2024, a Nutella comemora 60 anos de existência e prova que dificuldades podem ser transformadas em excelentes oportunidades.

Muita gente não sabe, mas esse produto que tantas pessoas amam consumir é fabricado por uma empresa situada na Itália chamada Ferrero. O negócio iniciou-se como uma modesta doceria na cidade de Alba em 1946, mas logo foi se expandindo e conquistando cada vez mais espaço.

A iguaria surgiu de uma pasta denominada como “Gianduja“. Inclusive, a receita original foi criada por ninguém menos que Pietro Ferrero, o fundador da organização. Segundo Giovanni Ferrero, o atual presidente-executivo da firma e neto do criador, a fórmula surgiu como uma alternativa para contornar o inflacionamento do cacau no pós-guerra.

Como o chocolate foi afetado pela Segunda Guerra?

Para as novas gerações, é difícil entender o contexto da Segunda Guerra e dos períodos posteriores ao fim desse evento tão traumático. Contudo, mesmo com o conflito encerrado, os valores de diversos produtos alimentícios permaneciam bastante altos.

Afinal, fábricas, plantações, fazendas e demais fontes produtoras haviam sido destruídas, o que tornava a obtenção de certos bens algo extremamente desafiador. Na época, o chocolate tornou-se tão oneroso que quase ninguém conseguia comprá-lo na Itália e em outros lugares da Europa.

” A nossa visão era: ‘Como podemos fazer uma nova receita com menos cacau e o alto valor nutricional das avelãs'”, disse o gestor ao falar da invenção do avô.

Consequentemente, a Ferrero precisou inovar para não ter que paralisar suas atividades indefinidamente. Assim, em 1964, Pietro Ferrero Jr., pai do atual gestor da empresa, recebeu a importante missão de transformar a pasta Gianduja na Nutella que conhecemos.

A fórmula atual contém 13% de avelãs e 7,4% de cacau, além de ingredientes como leite e derivados de soja. Isso deu tão certo que, conforme o último levantamento realizado por eles, o doce é comercializado em 170 países ao redor do globo e a corporação conta com fábricas em 37 localidades, tendo faturado R$ 91 bilhões somente em 2023.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS