Conecte-se conosco

Política

O BPC pode ser pago a jovens com deficiência; entenda como

Além de idosos em vulnerabilidade social, o benefício também auxilia jovens com deficiência que cumprem os requisitos do programa.

Publicado

em

Os projetos sociais de distribuição de renda tem como objetivo auxiliar financeiramente as famílias que vivem em vulnerabilidade social, bem como as que possuem necessidades especiais. Diante disso, há grupos que têm direito a receber um valor em dinheiro, para contribuir com a renda mensal.

Dentro deste grupo de projetos há o Benefício de Prestação Continuada, o BPC, que é pago pelo INSS para idosos de baixa renda. O valor do benefício é de R$ 1.212 mensais, ou seja, um salário mínimo.

Porém, o que viemos contar aqui é que este benefício não é pago apenas para idosos. Há outro grupo mais jovem que também tem direito a ele. Estamos falando de jovens com necessidades especiais e que vivem em situação de vulnerabilidade.

Para este grupo de pessoas, não há a necessidade de contribuição prévia, como em outros benefícios pagos pelo INSS, pois é um valor de caráter assistencial. Isso pode confundir a população, que muitas vezes nem sabe que o programa pode beneficiar esse grupo.

Isso porque há uma crença de que, para ser beneficiário do INSS, é preciso ter contribuído por algum tempo com a instituição. Bem, este caso é a exceção.

Para ter direito ao benefício, o jovem precisa ter algum tipo de deficiência. No caso dos idosos com mais de 65 anos, para estar apto, é preciso ter renda familiar per capta de R$ 303, passar por uma avaliação no INSS e estar inscrito no Cadastro Único.

Mas é preciso se atentar ao grau de deficiência da pessoa que solicita o benefício. Para estar dentro das regras do BPC, o jovem deve ter uma deficiência física, mental ou intelectual que o impeça de realizar atividades desse tipo, e estar vivendo assim por pelo menos dois anos.

O BPC pode facilitar a vida de muitas famílias, contribuindo com o desenvolvimento social. Por isso é importante que as pessoas tenham conhecimento dele, e de quem pode recebê-lo.

O benefício pode ser solicitado de algumas formas, e uma delas é ligando para o telefone 135, onde não é cobrada tarifa em ligações de telefones fixos. Também é possível fazer a solicitação no site Meu INSS, e em agências da Previdência Social.

Mas antes de fazer a solicitação, é preciso reunir uma documentação que comprove a deficiência e o grau dela, provando a incapacidade do cidadão. Estes documentos podem ser os laudos médicos e atestados.

Atendendo a todos os requisitos do programa, este grupo de pessoas pode ter uma vida mais confortável e com garantia de estabilidade.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS