Conecte-se conosco

Bancos

O cartão de crédito pode ser extinto no país; entenda o motivo

A chegada do Pix revolucionou o setor financeiro, abrindo as portas para novos métodos de pagamento que prometem ser ainda melhores.

Publicado

em

A chegada do Pix revolucionou o setor financeiro, abrindo as portas para novos métodos de pagamento que prometem ser ainda melhores. Recentemente o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, informou que, devido ao open finance e a criação do Pix, o cartão de crédito está cada vez mais perto de tornar-se inutilizável.

Devido ao compartilhamento de dados voluntário do open finance, é muito mais fácil para o consumidor conseguir empréstimo com condições melhores e taxas menores.

De acordo com Neto, os bancos centrais já estão discutindo sobre moedas digitais, para que se chegue em um padrão e facilite os arranjos de pagamento. Estas moedas seriam criadas pelo próprio Banco Central, para ser utilizada apenas como meio de pagamento.

“Como já temos o PIX, não precisaríamos. No nosso caso, entendemos que a moeda digital emitida pelo BC será um fomento de novos negócios, com contratos inteligentes, internet das coisas. Estamos trilhando um caminho diferente do mundo. O modelo de CBDC brasileiro tem vantagens sobre outras experiências internacionais e traz vantagens para os bancos”, disse o presidente.

Mas ele fala sobre a preocupação referente a concentração de custos e transações, pois a transparência do mercado criptoativo é essencial para isso dar certo.

“Esse é o caminho que queremos seguir. Se você vai comprar um criptoativo que é uma mistura de outros dois, o algoritmo precisa ser aberto e o lastro transparente”, disse Neto.

Este discurso do presidente do Banco Central aconteceu no evento “A Regulamentação das Criptomoedas no Brasil e no Mundo”, que aconteceu no dia 12 de agosto. Segundo ele, estas novidades, se correrem bem, podem fazer com que os consumidores desistam de usar o cartão de crédito aqui no país.

Bem, considerando todas as formas de pagamento que já estão quase sendo extinguidas no Brasil, como o cheque, o crediário e o próprio dinheiro físico, não é de se duvidar que logo acontecerá a substituição do bom e velho cartão de crédito.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS