Economia
O esquema por trás do Voa Brasil: Saiba como os golpistas estão agindo e proteja-se
Criminosos se aproveitam da confiança das vítimas para lesá-las mediante uma nova tática.
O programa Voa Brasil foi anunciado este ano e deve possibilitar que as pessoas possam adquirir passagens aéreas a valores mais acessíveis.
Porém, a iniciativa nem foi lançada ainda, mas já existem bandidos se aproveitando do nome para aplicar golpes nos cidadãos.
Por meio de páginas na internet cujo layout imita o do portal oficial do governo, quadrilhas especializadas estão roubando dados pessoais e dinheiro de internautas desavisados. Quando a vítima se cadastra em uma dessas plataformas, elas acabam pagando por passagens que nunca são emitidas.
Para combater essa prática, o poder público divulgou um importante alerta sobre essa situação no último dia 06/10 (segunda-feira). No comunicado, a administração federal alegou que o cadastramento ainda não foi aberto oficialmente até o momento.
Além disso, nenhum tipo de cobrança está sendo feita pelo governo. Portanto, se você encontrar um endereço on-line que ofereça esse tipo de serviço, desconfie e denuncie, pois provavelmente trata-se de uma clara tentativa de fraude.
Como o Voa Brasil funcionará?
Como foi dito antes, o programa somente deve ser lançado nos meses seguintes e o seu principal objetivo é repassar valores mais justos nas passagens aéreas para os brasileiros. Segundo o Governo Federal, será possível encontrar bilhetes por até R$ 200.
Assim, a medida deseja auxiliar na retomada do turismo, que foi uma das áreas mais prejudicadas pela pandemia que assolou o país e o mundo no ano de 2020/2021. Em um primeiro momento, espera-se que somente destinos nacionais sejam inclusos nos pacotes de benefícios.
Apesar da expectativa, as normas de participação ainda não foram divulgadas, e isso deve ocorrer nos próximos meses. Mas, as autoridades já afirmaram que, mesmo quando o programa começar, de forma alguma haverá contato telefônico ou via e-mail com o público.
Além disso, organizações privadas terceirizadas também não poderão oferecer descontos. A inclusão na iniciativa deve ser feita pela plataforma oficial que será disponibilizada quando o Voa Brasil for oficialmente aberto para os beneficiários.
Por fim, para denunciar qualquer tentativa de golpe é possível encaminhar a queixa diretamente para o endereço da ouvidoria governamental, (ouvidoria@mpor.gov.br). Lembrando que, quanto mais detalhes a denúncia possuir, mais fácil fica de identificar e punir os criminosos.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp