Conecte-se conosco

Agronegócio

O essencial é invisível aos ‘óleos’: saiba os benefícios do óleo de lavanda

Extremamente aromático, o óleo essencial de lavanda pode ser utilizado com diferentes finalidades. Confira quais são.

Publicado

em

A lavanda é uma planta aromática com propriedades medicinais e terapêuticas. Versátil, a erva é comumente utilizada em diversos produtos de limpeza e cosméticos.

Sendo assim, vale a pena ter a lavanda em casa nas suas mais variadas formas, seja in natura, que é de fácil cultivo e pode servir como ornamento e aromatizador natural; na forma desidratada, podendo ser utilizada em chás, incensos, na fabricação de velas e sabonetes, em banhos relaxantes e outros; e também na forma de óleo essencial.  

O óleo essencial de lavanda possui propriedades que equilibram e desinflamam todas as emoções, isso porque ao inalarmos o aroma, o sistema olfativo transforma os componentes químicos em impulsos neurológicos, que atingem diferentes áreas cerebrais.

Esses impulsos estimulam nosso sistema de defesa, bem como, nossas emoções de forma muito positiva.

Sendo assim, conheça os benefícios do óleo essencial e saiba como utilizar.

Benefícios e propriedades

O óleo de lavanda traz relaxamento e melhora estados depressivos. Isso porque a planta possui propriedades antiespasmódica, calmante, relaxante, sedativa, anti-inflamatória, analgésica, cicatrizante, anti-hipertensiva, anti-infecciosa, antifúngica, antisséptica, bactericida e regeneradora da pele.

Sendo, desse modo, indicada para combater o estresse, a ansiedade, angústias, insônia, feridas, queimaduras, picadas de inseto, dores de cabeça e outros.

Como utilizar

O óleo essencial de lavanda pode ser usado tanto em aromatizadores ou difusores, quanto em massagens, banhos, escalda-pés e outros.

Para inalação, coloque de três a quatro gotas do óleo de lavanda no aromatizador e deixe por pelo menos 2 horas. Em massagens, utilize 1 colher de sopa de óleo vegetal de semente de uva com 2 gotinhas da lavanda. Para escalda-pés, o ideal são 500 ml de água morna com 5 gotinhas de lavanda.

Por fim, para o banho, misture 4 gotas do óleo de lavanda na água. O cheiro é maravilhoso! 

Agora que você já viu que é fácil utilizar o óleo e que os benefícios são inúmeros, que tal colocar sua utilização em prática?

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS