Conecte-se conosco

Saúde

O estresse é o VILÃO invisível por trás das rugas e envelhecimento precoce?

Quando você está sob estresse, acontecem mudanças no seu corpo que aceleram o processo de envelhecimento. Entenda!

Publicado

em

Você já se perguntou se o estresse pode realmente causar rugas? A resposta é sim. Quando você está estressado, isso não só afeta seu humor e saúde mental, mas também deixa marcas visíveis na sua pele, incluindo o surgimento dessas linhas de expressão tão indesejadas.

Envelhecimento acelerado: a ciência por trás das rugas

Quando você está sob estresse, acontecem mudanças no seu corpo que aceleram o processo de envelhecimento. Isso ocorre porque o estresse prejudica as células da pele e interfere no seu processo natural de renovação.

Uma das principais causas é a redução dos telômeros, que são as capas protetoras dos cromossomos. Eles ajudam a preservar o DNA, mas quando diminuem, aceleram o envelhecimento. O resultado? Mais rugas e manchas na pele.

Além disso, o estresse também pode alterar a flora intestinal. Isso leva a um aumento na absorção de substâncias ruins para a saúde e que elevam a quantidade de radicais livres no corpo. Esses radicais livres alteram a estrutura do colágeno, a proteína que mantém a pele firme e jovem, causando assim o envelhecimento precoce da pele.

Outros problemas de pele causados pelo estresse

Mas as rugas não são o único problema. O estresse pode causar ou piorar várias condições da pele, como:

  • Psoríase: uma condição que causa manchas vermelhas e escamosas na pele;
  • Vitiligo: perda de pigmentação da pele;
  • Acne: inflamação e aparecimento de espinhas;
  • Disidrose: pequenas bolhas nas mãos e nos pés;
  • Neurodermatites: alterações na pele devido a coçar ou esfregar constantemente;
  • Dermatite seborreica: inflamação crônica em áreas com muitas glândulas sebáceas.

Além disso, o estresse pode ativar certas células no tecido conjuntivo, conhecidas como mastócitos, que estão associadas a reações alérgicas. Isso pode aumentar a coceira e o prurido.

Como minimizar os efeitos do estresse na pele

Para combater esses efeitos negativos do estresse, é importante manter um estilo de vida saudável e equilibrado. Práticas como meditação podem ajudar a relaxar e a reduzir os sintomas, contribuindo para a saúde da sua pele e do seu bem-estar geral.

Formada em Relações Públicas (UFG), especialista em Marketing e Inteligência Digital e pós-graduada em Liderança e Gestão Empresarial. Experiência em Marketing de Conteúdo, comunicação institucional, projetos promocionais e de mídia. Contato: iesney.comunicacao@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS