Conecte-se conosco

Finanças

O inimigo secreto da sua conta de luz: saiba qual é e economize

Atente-se a um detalhe quase imperceptível e veja a mágica acontecer na sua conta de luz.

Publicado

em

conta de luz

A conta de luz é uma das despesas que mais pesam no bolso das famílias brasileiras e, mesmo com medidas de economia, muitas vezes a fatura continua a chegar alta.

Já que as práticas foram mudadas, o que fazer? Aqui, vamos revelar algumas possibilidades que passam despercebidas quando o assunto é economia de energia elétrica.

Motivos para sua conta de luz ser alta

Um dos motivos para esse aumento pode ser o hábito de deixar os eletrodomésticos no modo standby, também conhecido como ‘modo de espera’.

Mesmo desligados, diversos aparelhos eletrônicos continuam consumindo energia quando estão conectados à tomada.

Esse consumo, por menor que seja, pode se acumular ao longo do mês e resultar em uma fatura mais alta do que o esperado, mesmo que haja uma economia consciente do uso da energia.

O que fazer para economizar, então?

Para evitar esse desperdício, a recomendação é desligar completamente os aparelhos da tomada quando não estiverem em uso.

Além disso, o uso de extensões com interruptor, também conhecidas como filtro de linha, facilita o processo de desligamento de vários aparelhos de uma só vez, além de protegê-los contra oscilações bruscas de energia.

Dentre os aparelhos que mais consomem energia no modo standby estão os monitores, videogames, decodificadores, televisões, chuveiros elétricos e ar-condicionado.

Pequenas ações, como desligar o cabo de alimentação da tomada quando não estiverem sendo utilizados, podem ajudar a reduzir o consumo energético e, consequentemente, a conta de luz no final do mês.

É importante estar atento aos hábitos de consumo de energia dentro de casa e identificar os vilões que estão contribuindo para o aumento da conta de luz.

Com medidas simples, como desligar os aparelhos da tomada e evitar deixar eletrodomésticos no modo standby, é possível economizar energia e poupar dinheiro, contribuindo também para a preservação do meio ambiente.

Formada produtora editorial e roteirista de audiovisual, escrevo artigos sobre cultura pop, games, esports e tecnologia, além de poesias, contos e romances. Mãe de três curumins, dois cachorros e uma gata, também atuo ativamente em prol à causa indígena no Brasil.

Publicidade

MAIS ACESSADAS