Tecnologia
Evite um incêndio: não ligue esses aparelhos em um filtro de linha
O filtro de linha é um grande a para dar conta do grande número de equipamentos eletônicos que usamos nos dias de hoje. No entanto, ligar alguns aparelhos nesse dispositivo pode resultar em desastre.
O filtro de linha é um dispositivo muito útil, capaz de “multiplicar” o número de tomadas, o que pode ser extremamente necessário com a quantidade de aparelhos eletrônicos que não para de crescer em nossas casas.
Alguns aparelhos eletrônicos conectados nesse dispositivo podem gerar muita dor de cabeça e até causar incêndios. Fique atento e aprenda tudo o que precisa para evitar esses acidentes.
O que é um filtro de linha?
A quantidade de aparelhos eletrônicos em nossas casas está aumentando cada vez mais e, muitas vezes, o número de tomadas em casa não é o suficiente para dar conta. Nesse caso, o filtro de linha aparece como uma opção prática e barata.
Diferente de uma extensão simples, esse dispositivo possui um fusível ou disjuntor, que tem como objetivo evitar a passagem de altas correntes para os equipamentos que são ligados neles, evitando que o aparelho queime. Isso faz com que ele torne o seu uso mais seguro em diversos casos, por exemplo, para computadores, notebooks, carregadores de celular ou televisões.
No entanto, para outros equipamentos, usar o filtro de linha pode ser perigoso, esse é o caso dos aparelhos eletrônicos que usam alta voltagem e podem sobrecarregar o dispositivo, com risco até de causar um incêndio.
Equipamentos que NÃO devem ser usados com filtro de linha
Como já foi dito, os aparelhos que você não deve ligar no filtro de linha são os que usam alta voltagem, lembrando que isso não está relacionado ao tamanho do equipamento, mas sim, o quanto eles precisam de eletricidade. Veja alguns exemplos:
Eletrodomésticos grandes: apesar de o tamanho não ser sinal de muitos gasto de energia, a maioria dos grandes eletrodomésticos não deve estar ligado no filtro de linha, como é o caso de máquina de lavar roupas, lava-louças, geladeira, forno de micro-ondas, entre outros.
Pequenos “consumistas”: alguns aparelhos menores também consomem muita energia, esse é o caso de boa parte dos que são utilizados na cozinha, alguns exemplos são: liquidificador, airfryer, cafeteira e torradeira. Também é possível incluir nessa lista outros equipamentos usados pela casa, como secadores, babyliss e chapinhas de cabelo.
Observação: Vale lembrar que nunca é seguro ligar um filtro de linha em outro, uma extensão ou, até mesmo, usar “benjamins” para multiplicar ainda mais o número de tomadas.

-
Loterias1 dia atrás
Em busca de prêmio de R$ 55, casal britânico descobre fortuna de R$ 6 milhões
-
Tecnologia2 dias atrás
Conheça funções secretas e botões ocultos no celular que facilitam a vida
-
Economia1 dia atrás
Casamento de Jeff Bezos reúne lista de convidados que supera o PIB de muitos países
-
Economia2 dias atrás
Mexeram no VR e no VA! Veja se seu bolso vai sentir o baque
-
Finanças1 dia atrás
Se você ganhou na loteria, parabéns! Agora saiba o que fazer para não perder tudo
-
Mercado de Trabalho20 horas atrás
Salário não é tudo! Veja o que atrai (de verdade) a Geração Z para uma vaga
-
Carreira2 dias atrás
Falar bem muda tudo: 5 truques de oratória para conquistar o ouvinte em qualquer situação
-
Economia13 horas atrás
Mudanças no seguro-desemprego: veja novos valores e regras atuais