Conecte-se conosco

Curiosidades

O mistério da carne "berrando”: entenda o que é o líquido que fica na tábua (não é sangue!)

Conheça o fascinante mundo por trás da carne bovina em churrascos, desmistificando o equívoco comum de que o líquido vermelho presente em cortes mal passados é sangue

Publicado

em

Você sabia que aquele suculento pedaço de carne bovina no seu churrasco, que alguns chamam de “berrando” por estar mal passado, na verdade não contém sangue? É verdade!

Na maioria das vezes, quando as pessoas grelham o bife e veem aquele líquido que sai da carne, é comum pensar que se trata do sangue do animal, no entanto, apesar de parecer, o líquido é outra subst ncia. Entenda melhor o caso a a seguir e desvende esse mistério de uma vez por todas!

Fonte: Mironov Vladimir/Shutterstock

O que é o líquido que sai da carne e parece sangue?

Durante o processo de abate dos bovinos nos frigoríficos, quase todo o sangue do animal é drenado pelas veias e artérias, de modo que muito pouco ou nenhum sangue chega até o açougue, e muito menos ao nosso prato.

O que vemos na carne bovina, especialmente quando está mal passada, é na verdade a mioglobina do músculo. A mioglobina é uma proteína encontrada nas células musculares dos bovinos, e é responsável por dar à carne a sua cor vermelha característica.

Quando a carne é cozida ou assada, a mioglobina passa por mudanças químicas que a fazem parecer marrom. No entanto, em pedaços de carne mal passada, a mioglobina permanece vermelha, o que pode levar algumas pessoas a pensarem erroneamente que estão vendo sangue.

Neste caso, o líquido que fica na tábua ao realizar os cortes é a própria mioglobina, que é encontrada dentro das células musculares e ajuda a armazenar oxigênio, permitindo que os músculos funcionem corretamente.

Qual a diferença da mioglobina e o sangue do animal?

Para entender melhor a diferença entre sangue e mioglobina, é importante saber que o sangue é composto principalmente por hemoglobina, uma proteína que transporta oxigênio para as células do corpo e confere a cor vermelha característica ao sangue.

Por outro lado, a mioglobina é encontrada especificamente nas células musculares e é responsável pela cor vermelha da carne.

É interessante notar também que a cor da carne pode variar dependendo do tipo de músculo. Músculos que são mais utilizados pelo animal tendem a ter uma cor mais escura, devido à maior quantidade de mioglobina presente. Por outro lado, músculos que são menos utilizados tendem a ter uma cor mais clara.

Então, da próxima vez que você estiver saboreando um delicioso churrasco e encontrar um pedaço de carne “berrando”, lembre-se de que aquele líquido vermelho não é sangue, mas sim mioglobina.

E aproveite cada mordida sabendo que está desfrutando de um saboroso e suculento pedaço de carne bovina, preparado exatamente do jeito que você gosta.

Jornalista, apaixonada por escrita desde pequena me encontrei no universo da comunicação digital. Já escrevi sobre diversos assuntos e minha missão é levar informação e conhecimento de forma simples e objetiva para o leitor, seja ele quem for!

Publicidade

MAIS ACESSADAS