Conecte-se conosco

Automobilística

O novo RG substitui a CNH? veja o que o Detran revela

O novo RG incluí também a CNH, mas será que o seu uso dispensa o do documento original?

Publicado

em

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) foi repaginada, e, desde a implementação dessa novidade, os condutores brasileiros estão em dúvida se essa documentação pode ou não substituir a apresentação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Afinal, a versão atual da cédula reúne uma série de outros documentos importantes, incluindo a carteira de motorista. Lembrando que é possível adquiri-la tanto na versão física quanto on-line, o que gera muito mais praticidade para o cidadão.

De acordo com as informações do poder público, essa unificação ocorreu para facilitar a vida das pessoas, evitando que tenham que carregar um excesso de papéis. Além disso, dessa forma, fica muito mais fácil prevenir fraudes e outros crimes, evitando, assim, diversas dores de cabeça para as autoridades e os cidadãos.

O Novo RG pode ser aceito como substituto da CNH?

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o porte da carteira de motorista não é dispensado por conta do novo RG. As razões para tal são bastante simples: o item original possui dados únicos, vitais para que as autoridades de trânsito possam verificar informações sobre o condutor em uma abordagem, por exemplo.

Portanto, essa documentação é indispensável nas ruas e estradas brasileiras. Entre os elementos que são exibidos exclusivamente na CNH, podemos citar o seu período de validade e as observações sobre as particularidades do motorista.

Inclusive, esse último campo identifica as restrições que o indivíduo possa ter, além de detalhes sobre cursos e autorizações especiais que ele possua. Portanto, mesmo estando em posse da cédula de identidade remodelada, é necessário ter também a licença para dirigir.

Lembre-se de que, por meio da versão digital da CNH, é possível acompanhar multas e ter acesso a uma ampla gama de serviços bastante úteis. Quem ainda não possui essa versão pode baixá-la por meio de um aplicativo disponível para usuários de Android e iOS.

Por fim, conforme a lei, a habilitação só não é exigida quando os fiscais conseguem verificar informações por meio de suas próprias plataformas informatizadas. Assim, a principal orientação é nunca deixar o documento em casa, uma vez que conduzir sem habilitação é uma infração leve e gera uma multa de R$ 88,38, além de 3 pontos para o infrator.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS