Agronegócio
O Pequeno Príncipe se apaixonaria por essa! Cultive a rosa do deserto
Conheça um método eficiente para a propagação de rosas do deserto e deixa essa bela espécie tornar seu jardim ainda mais encantado!
A rosa do deserto é uma planta excêntrica de beleza bastante peculiar. Em virtude disso, tem se tornado cada vez mais popular na ornamentação de jardins, canteiros e vasos.
Essa espécie, adapta-se facilmente a países tropicais e a sua variedade de flores, chama quase tanta atenção quanto seu caule grosso na base, que a faz parecer uma pequena árvore com raízes visíveis.
Em que pese sua rústica beleza, a rosa do deserto apresenta desenvolvimento lento, o que faz com que o preço da planta, em algumas regiões, não seja tão acessível.
Por isso, nós vamos te ensinar um método muito simples para propagar rosas do deserto. Assim, você poderá ter inúmeros exemplares em casa. Se interessou? Então acompanhe o passo a passo.
Reprodução: Freepik
Escolha uma estaca
Uma das maneiras de reproduzir rosa do deserto é através do processo de estaquia, ou seja, através da reprodução por galhinhos da planta. Desse modo, comece escolhendo um galho saudável de uma planta adulta bem desenvolvida e faça a retirada.
No local em que fez o corte, coloque um pouco de canela em pó. A canela age como fungicida e bactericida, além de ser um cicatrizante natural, e vai auxiliar para que a planta não sofra com o ataque de micro-organismos.
Prepare a estaca
Remova todas as folhas da estaca cortada, de modo a concentrar o gasto de energia para o desenvolvimento de novas raízes. Depois, corte a pontinha superior do galho, o que vai evitar que a planta não desperdice seiva. Deixe o galho cortado reservado de 2 a 3 dias antes de plantar.
Escolha um vaso
Escolha um vaso de bom tamanho e profundidade e certifique-se que o recipiente apresenta orifícios de drenagem. Coloque argila expandida no fundo, depois substrato apropriado: terra, carvão triturado e casca de pinos. É importante que a terra fique bem drenável.
Faça o plantio
Plante a estaca na terra já preparada, mantendo cerca de 5 cm do galho imerso no solo. Para facilitar o processo de enraizamento, coloque enraizador na base. Afofe bem a terra e regue com o auxílio de um borrifador.
Durante os primeiros dias, faça a rega frequente.
Não deixe, contudo, a terra molhada demais, basta que fique levemente úmida. Depois de alguns dias, vá diminuindo as regas gradativamente. Deixe o vaso em local bem iluminado à meia sombra.
Desenvolvimento da planta
Em um período de 30 a 60 dias, a estaca começará a apresentar sinais de enraizamento, e a muda vai se desenvolver. Sendo assim, coloque a planta, aos poucos, sob a incidência de sol direto.
Periodicamente, faça a adubação do solo. Isso vai contribuir para que sua plantinha fique forte e saudável, além de facilitar o processo de floração.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho20 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking