Conecte-se conosco

Agronegócio

Rosa do deserto: fique por dentro das preferências dessa bela planta

Linda e muito exuberante, a rosa do deserto necessita de cuidados especiais para que consiga de se desenvolver bem.

Publicado

em

A rosa do deserto é uma planta de aparência única, que tem se tornado cada vez mais popular, devido sua beleza e exuberância. Trata-se de uma arvoreta que dá flores o ano inteiro, sendo, por isso, perfeita para enfeitar vasos e jardins.

Suas raízes são aparentes, sendo mais externas do que internas e partem de um “tronco” central chamado de bulbo. O bulbo é o responsável pelo armazenamento de água nessa planta, o que faz com que ela consiga aguentar períodos de estiagem.

Em vista de suas particularidades, a rosa do deserto necessita de alguns cuidados especiais para que se desenvolva adequadamente. Sendo assim, confira as principais dicas para o cultivo da espécie.

Mudas

As mudas podem ser adquiridas em viveiros ou floriculturas. Caso prefira, contudo, você também pode fazer a propagação por meio de sementes ou estacas. Se a opção for sementes, deixe-as de molho em água para se hidratarem. O tempo mínimo na água é de duas horas. Isso fará com que germinem mais rapidamente. 

Plantio no vaso e substrato

É importante que elas sejam mantidas em um vaso com alto poder de drenagem. Assim, certifique-se que o recipiente escolhido apresente orifícios. Coloque uma camada de pedriscos ou argila expandida no fundo e depois preencha com substrato.

O substrato ideal é aquele que mistura terra preparada com areia grossa e húmus de minhoca. 

Luminosidade

As rosas do deserto são plantas que precisam de muita luz do sol direta para se desenvolverem plenamente. Você pode até mantê-la em uma situação de meia sombra, mas ela pode não dar uma floração tão exuberante. Sendo assim, prefira colocar seu vaso em ambiente externo que possa oferecer pelo menos 6 horas de sol por dia para a sua planta. Caso contrato, ela pode ficar torta para um lado enquanto procura por mais luz.

Regas

Faça regas todas as semanas, mas sem deixar o solo encharcado. Lembre-se que a espécie se adapta bem a falta de água, mas é imprescindível regar para que ela se desenvolva.

Adubação

Utilize fertilizantes próprios adquiridos em lojas especializadas. Os fertilizantes não devem ser aplicados diretamente nas raízes ou quando o substrato estiver totalmente seco. Siga as orientações do fabricante. 

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS