Conecte-se conosco

Saúde

O que acontece com o cérebro de quem fuma todo dia? A resposta é chocante!

Atenção: você fuma todos os dias? Cuidado! Veja o que esse péssimo hábito pode estar fazendo com o seu cérebro.

Publicado

em

Fumar todos os dias pode estar encolhendo o seu cérebro. É isso mesmo que você leu. Um estudo recente analisou os dados de mais de 28 mil pessoas, entre fumantes e não fumantes, ao longo de sete anos.

Os resultados foram surpreendentes, mostrando que os cérebros dos fumantes tinham volumes menores, tanto na massa cinzenta quanto na substância branca, em comparação aos de não fumantes. De acordo com os dados, quanto mais frequente era o hábito de fumar, maior a diferença no volume de massa cinzenta.

Fumar todos os dias pode encolher o cérebro

Mas o que isso significa na prática? A massa cinzenta é a parte do cérebro responsável por funções como a linguagem, a memória, o raciocínio e a emoção. Já a substância branca é formada por fibras nervosas que conectam as diferentes regiões da massa cinzenta e permitem a comunicação entre elas.

Portanto, ter menos volume nessas áreas pode afetar o desempenho cognitivo e aumentar o risco de desenvolver doenças como, por exemplo, o Alzheimer.

O estudo mostrou, em suma, que pessoas que fumam todos os dias podem ter até 1,6 centímetros cúbicos da substância branca do cérebro a menos, e até 5,5 centímetros cúbicos da massa cinzenta diminuída.

Ainda há esperança

No entanto, a pesquisa também trouxe uma boa notícia: parar de fumar pode reverter parcialmente o encolhimento do cérebro e aumentar o volume de massa cinzenta.

Ou seja: nunca é tarde para largar o cigarro e fazer bem para a sua saúde mental. Quanto antes romper o vício, mais rápido o cérebro pode recuperar o tamanho padrão.

Dicas para parar de fumar

Está tentando se livrar do hábito de fumar, mas não sabe muito bem por onde começar? Confira as dicas listadas a seguir, elas podem te ajudar a dar o pontapé inicial para melhorar sua saúde:

  • Escolha uma data: determine um dia para se livrar do vício. Pode ser um dia especial para você, como aniversário ou início de um novo ano, para te ajudar a se comprometer com o plano.
  • Jogue fora tudo que te lembra o vício: isqueiros, cinzeiros, maços de cigarro. Se desfaça de tudo que possa dificultar o processo.
  • Substitua o hábito de fumar por algo saudável: quando bater o desespero e a vontade de fumar, opte por uma prática mais saudável, como fazer exercícios físicos, mastigar chicletes sem açúcar ou comer frutas.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS