Finanças
O que acontece se alguém falecer e não tiver herdeiros? Confira aqui!
Já parou para se perguntar o que ocorre com a herança de quem não possui herdeiros? Confira aqui que nós te contamos!
Quando alguém morre, depois do luto e dos procedimentos que envolvem o falecimento de um ente querido, começa a partilha dos bens. Ou seja, a divisão da herança desse sujeito que faleceu. Geralmente, a herança possui uma ordem que precisa ser respeitada no que tange os bens que serão herdados. Além disso, esse procedimento exige um advogado, visto que ele pode ser um tanto burocrático dependendo da quantidade de bens que acabaram ficando na herança.
No entanto, você sabe o que ocorre com o patrimônio caso o falecido não possua herdeiros? Permaneça até o final para compreender mais sobre o assunto. Na lei, pessoas com diferentes graus de parentesco são considerados herdeiros legais, possuindo uma hierarquia no que diz respeito à prioridade. Essa ordem, por sua vez, deve ser respeitada à risca, sem margem para pular sucessões, por exemplo.
Primeiramente, é dada prioridade aos descendentes da pessoa que faleceu, como os filhos, os netos e bisnetos, concorrendo com o viúvo ou viúva, caso exista. Posteriormente, a prioridade é da linha ascendente, como os pais ou avós. Não havendo descendentes nem ascendentes, a herança é transmitida ao cônjuge por inteiro.
Em vista disso, caso ainda não exista nenhum herdeiro, esse procedimento acaba resultando no que chamamos de “herança vacante”. Isso ocorre quando os bens de uma determinada pessoa que faleceu acabam sendo destinados ao Poder Público. No entanto, é preciso destacar que mesmo quando isso ocorrer, os herdeiros legítimos ainda possuem cerca de cinco anos para entrar com o pedido dos bens ao Estado. Ou seja, caso esse período passe e nenhum herdeiro entre em contato com o Poder Público, a herança passa a ser única e exclusivamente do Estado, não havendo mais como recorrer.
Todavia, caso uma pessoa que não possui herdeiros legais não queira deixar a herança para o estado, existe um outro método de destinar os bens para outra pessoa, como um amigo querido, por exemplo. Basta, ainda em vida, deixar um testamento com a declaração de todas as suas vontades depois da sua morte, incluindo a partilha dos bens. No testamento, é possível dizer se a herança será destinada a uma empresa ou a uma pessoa, e existem até casos nos quais animais acabaram sendo beneficiados pela herança de grandes milionários.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho20 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%