Saúde
O que acontece se você tomar remédio vencido?
Medicamentos vencidos podem causar sérios danos ao organismo, e os médicos alertam sobre o que fazer em tais situações.
O mundo contemporâneo, esse espaço da velocidade e das relações liquidas, muitas vezes acabamos negligenciando a nossa saúde em prol de compromissos de trabalho ou família.
Desse modo, não é raro que pacientes que utilizem algum tipo de medicação acabem não seguindo o tratamento à risca e, com isso, os produtos acabem passando da validade.
Quem é que nunca passou mal em um belo domingo à tarde e considerou recorrer aos xaropes guardados na gaveta? Infelizmente, isso é algo bastante corriqueiro na maioria dos lares brasileiros, mas uma prática que parece inofensiva pode trazer consequências graves.
As datas estampadas nos rótulos das caixas não estão ali por mero enfeite e são indicadores que garantem o período de segurança e eficácia das referidas substâncias. Ignorar isso não é apenas perigoso, mas também uma atitude irresponsável.
Quando um remédio vence, sua composição química se altera e isso significa que os efeitos de antes podem se tornar em algo prejudicial. Então, se, após ingerir algo parecido, você sentir indícios estranhos, não espere nem mais um segundo e busque ajuda médica o mais rápido possível.
O que pode acontecer com quem consome insumos vencidos?
Não existe um consenso sobre os principais sintomas apresentados de forma primária, e eles podem variar de acordo com a pessoa e com o remédio. Entretanto, vômitos intensos, náuseas persistentes, quadros de diarreia e dores abdominais são algumas das respostas mais comuns apresentadas pelo organismo humano.
Também podemos citar tonturas, batimentos cardíacos acelerados e até mesmo desmaios. Esses são indicativos mais do que suficientes para concluir que o indivíduo precisa de atendimento especializado urgentemente. Porém, os efeitos nocivos não são somente físicos, danos cerebrais (mentais) também são um risco iminente.
Logo, mesmo que absolutamente nada aconteça nos momentos pós-ingestão, isso não quer dizer que o paciente está livre de problemas futuros. Peguemos como exemplo o caso de antibióticos vencidos, que acabam contribuindo para o fortalecimento das bactérias, que evoluem e fazem com que as doenças sejam mais difíceis de serem tratadas.
Por fim, a dica de ouro dos especialistas é simples e fácil de seguir: sob hipótese alguma consuma itens desta natureza que não estejam nos prazos de validade estipulados pela indústria fabricante. Torne o ato de conferir datas um hábito, pois isso poderá salvar a sua vida.
-
Tecnologia2 dias atrás
Celulares escutam nossas conversas? Especialistas dão o veredicto
-
Tecnologia1 dia atrás
Netflix ameaçada? Disney+ lança recurso inovador para usuários
-
Economia1 dia atrás
Qual estado lidera o ranking de maior influência no PIB do Brasil?
-
Empresas1 dia atrás
Crise! Após decretarem falência, empresas de saúde fecham as portas
-
Finanças2 dias atrás
Moeda do garimpeiro: peça perdida na gaveta pode encher seu bolso
-
Finanças2 dias atrás
Esta é a temperatura ideal da geladeira para economizar na conta de luz
-
Tecnologia1 dia atrás
Hackers usam inteligência artificial para sofisticar ataques cibernéticos
-
Tecnologia1 dia atrás
3 códigos secretos de celulares Xiaomi para testar – 2 para evitar a todo custo