Conecte-se conosco

Mercado de Trabalho

O que saber sobre a antecipação do FGTS?

Você sabe como funciona a antecipação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço? Confira aqui essa questão!

Publicado

em

Não é novidade, no cenário brasileiro, que grande parte da população resolveu sacar os valores relativos ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para, efetivamente, conseguirem pagar algumas contas ou dívidas que acabaram criando com o transcorrer do tempo.

Na realidade, isso é bem comum quando paramos para pensar em períodos de crise econômica, como o que estamos vivendo nessa fase pós-pandemia da Covid-19. Então, é possível afirmar, realmente, que esse dinheiro acaba tornando-se uma alternativa para grande parte dos sujeitos em períodos de crise econômica e, consequentemente, financeira.

Em vista disso, na realidade, de fato, existe a possibilidade de um trabalhador ter acesso ao valor do FGTS de forma antecipada, no qual os sujeitos conseguem adiantar até três parcelas do saque do FGTS ao optar pela categoria saque-aniversário, que é uma espécie de saque que possibilita que o trabalhador faça a retirada dos recursos da sua conta em todos os anos, exatamente no mês do seu aniversário, assim como o próprio nome sugere.

Além disso, é possível fazer a antecipação do FGTS em uma formato de empréstimo. Esse modelo também é feito utilizando o saque-aniversário, no entanto, é realizado com cobrança relativa ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e juros mensais. Todavia, é importante destacar que os sujeitos que optarem por essa modalidade não poderão fazer o uso do saque-rescisão, um saldo que é liberado para retirada do FGTS quando um trabalhador é demitido.

Na realidade, a antecipação nessa modalidade de saque-aniversário é compreendida como um empréstimo pela própria Caixa Econômica Federal, que acrescenta um juros de 1,49% ao mês para a retirada desse valor. Desse modo, é importante ater-se ao fato de que é preciso estudar os juros e realmente ponderar se essa antecipação é ou não necessária, levando em consideração as premissa que foram supramencionadas.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um direito conquistado através de anos de luta da classe trabalhadora. Desse modo, entender todas as nuances que englobam essa questão é fundamental para todos os trabalhadores que possuem direito ao FGTS.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS