Conecte-se conosco

Agronegócio

O que são plantas exóticas? Entenda aqui

As espécies se enquadram em duas categorias: as invasoras e as não invasoras. Entenda melhor esse assunto.

Publicado

em

Você sabia que uma planta rara ou nunca vista antes não é necessariamente uma planta exótica? No caso das plantas, o exoticismo tem muito mais a ver com a origem das espécies. Como por exemplo, se ela vem de uma área nativa para um ambiente diferente do original.

Leia também: Plantas murchas? Saiba como salvá-las seguindo nossa dica

Na maioria dos casos, as plantas chegam ao seu novo destino por meio da influência humana. Ou seja, elas são dispersadas através de métodos não naturais, como alguém que carrega uma muda ou semente em uma viagem entre países.

Em alguns casos, a planta pode, inclusive, não sobreviver às novas adaptações, pois pode não encontrar no novo endereço as condições necessárias para o seu desenvolvimento.

Por outro lado, as novas espécies também podem colocar em risco o meio ambiente ao qual foram inseridas. A reprodução de plantas exóticas invasoras pode trazer pragas, doenças e contribuir para as mudanças climáticas. Seus desenvolvimentos competem com o de espécies nativas, podendo reduzir até mesmo a disponibilidade de água. A ausência de predadores daquela espécie ou de agentes controladores também pode levar a uma super população e, consequentemente, ao declínio de outras espécies naturais do ambiente em questão.

Porém, isso não vale para todas. Existem espécies que se adaptam bem ao ambiente e não se tornam uma ameaça como as espécies invasoras. No Brasil, temos como exemplos o dente-de-leão, limoeiro, mamona, capim-gordura, pinheiro, eucalipto, lírio-do-brejo e bambu.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS