Conecte-se conosco

Finanças

O que significa Base de cálculo, Alíquota e Parcela a deduzir? Entenda!

Compreender essas três informações é fundamental na hora de declarar o Imposto de Renda. Não perca essa, confira!

Publicado

em

Compreender todos os trâmites que abarcam o Imposto de Renda é fundamental na hora de fazer sua declaração. Nesse sentido, a Receita Federal, em fevereiro de 2022, disponibilizou a tabela referente ao Imposto de Renda de 2022 que deve ser utilizada como base para os colaboradores compreenderem quanto cada indivíduo deve pagar para a Receita.

Veja também: Proprietários e inquilinos devem ficar atentos da hora de preencher o Imposto de Renda

Desse modo, é importante destacar, sem sombra de dúvidas, que a separação da tabela é feita por faixas de renda. Uma vez entendida essa questão, é fundamental saber como interpretá-la da maneira correta.

Portanto, iremos explicar de maneira simples esse procedimento para auxiliar você, leitor, a declarar seu Imposto de Renda. À vista disso, primeiramente, é fundamental compreender o que são, de fato, as três informações que são apresentadas na tabela que foi divulgada pela Receita Federal que são: a base de cálculo, a alíquota e as parcelas a serem deduzidas.

Isso é importante por que esses fatores são essenciais para compreender a dinâmica do Imposto de Renda, uma vez que cada uma dessas informações impacta, de forma distinta, no valor a ser pago pelo contribuinte.

Dessa forma, a Base de cálculo são os rendimentos tributáveis do contribuinte. Isto é, são os valores recebidos como salários, aluguel, pensão, remuneração por trabalho, investimentos, bônus, etc. Já a Alíquota, essa refere-se a porcentagem que é cobrada referente aos rendimentos.

Ou seja, a alíquota do imposto de renda é progressiva, significando que quanto maior são os rendimentos, maior será a alíquota a ser paga. Por fim, a Parcela a deduzir refere-se ao valor que é subtraído do imposto relativo à renda.

Assim como a alíquota, quanto maior for a sua renda, maior o valor a ser deduzido do imposto a ser pago.

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS