Conecte-se conosco

Economia

O que significa “falência” para um milionário?

Para a população média, falência é perder tudo o que se tem. Já para as classes altas, é se reerguer sem se quer mudar seu estilo de vida.

Publicado

em

A palavra falência pode ter um significado diferente para milionários e pessoas com baixa renda. Quando se pensa nessa palavra, a primeira coisa que vem à mente é alguém quebrado, que perdeu tudo, imóveis, bens que e está cheio de dívidas e passando necessidades. Mas pessoas com rendas extremamente altas declaram falência todos os anos. Como isso funciona?

Esses conseguem permanecer ricos mesmo após a falência, visto que, para eles, isso é somente acabar contraindo algumas dívidas a mais, as quais, com um pouco de organização e às vezes de ajuda, conseguem ser quitadas, o que, portanto, acaba apenas os impedindo temporariamente de viver ao máximo seu estilo de vida.

Para compreender por que falência para os milionários não significa o mesmo que para pessoas com rendas comuns, é preciso saber alguns conceitos de economia. Essas pessoas, geralmente fizeram algumas escolhas erradas e adquiriram dívidas, como ocorre com muitas empresas.

Mas, por possuírem um grande patrimônio líquido, alguns governos internacionais lhes estende a mão, dando a possibilidade desses ricos venderem alguns dos seus ativos para satisfazer seus credores. Assim, com um cronograma de pagamentos bem organizado, eles quitam as dívidas sem muitas dificuldades.

É por isso que mesmo que esses ricos declarem falência e isso tenha impacto (mínimo) em suas vidas, eles conseguem se reorganizar e voltar rapidamente ao status de vida anterior à crise. Como exemplo, citamos o rapper 50 Cent, que em 2014, mesmo com US$ 140 milhões em patrimônio líquido, declarou falência e precisou de ajuda para pagar a hipoteca de uma casa avaliada em US$ 18 milhões.

Diferentes falências para diferentes classes sociais

Diferentemente da classe média, os milionários que pedem auxílio ao governo e grandes massas contam com uma rede de apoio que facilita para que as dívidas sejam pagas e que a empresa se reerga e ainda tenha frutos no futuro. Mesmo que isso não aconteça de forma imediata ou rápida, ainda assim, eventualmente, acontecerá.

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou falência quatro vezes e, ainda assim, nunca chegou perto de passar alguma necessidade. Isso acontece porque seu nome é relevante em seu segmento e seus negócios continuam na ativa, mesmo que ele tenha dívidas a serem pagas.

A falência pode ser considerada um recomeço para essas pessoas abastadas, mas, para as classes média e baixa, isso traz muitos malefícios, perdendo realmente tudo o que se tem. Já as classes altas estão longe de sofrer com tudo isso, pois têm muito mais chances de se reerguerem sem sequer mudarem muito estilo de vida. Faz sentido pra você?

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS