Saúde
O que você bebe pode aumentar o risco de câncer de fígado
Um estudo, feito há alguns anos, mas publicado recentemente na revista Jama Network Open revelou que existe uma “associação estatisticamente significativa” entre o aparecimento de doenças hepáticas e câncer, e o consumo de bebidas açucaradas.
Os dados analisados são de 98.786 mulheres, que participaram de um estudo com 40 ensaios clínicos feitos entre 1993 e 1998. Todas as participantes com os dados verificados se encontravam na faixa etária de 50 a 79 anos quando os testes foram feitos.
Os autores evidenciam que, até então, apenas duas pesquisas científicas buscaram avaliar a relação entre o câncer de fígado e o consumo de bebidas açucaradas.
Como o estudo foi feito?
Na pesquisa, os responsáveis solicitaram que as participantes falassem sobre sua ingestão rotineira de refrigerantes, sucos de frutas e demais bebidas açucaradas. Para aferir a frequência, as voluntárias podiam responder que “nunca” consumiam as bebidas.
Caso tomassem esse tipo de produtos, era necessário falar quantas unidades consumiam por dia. Cerca de 13,1% (8.506 participantes) consumiam uma ou mais bebidas com sabor artificial diariamente, enquanto cerca de 6,8% (6.692) relataram o consumo de uma ou mais bebidas açucaradas, diariamente.
Conforme os dados analisados, os pesquisadores aferiram que, no decorrer de uma média de 20,9 anos de acompanhamento, 207 participantes tiveram câncer de fígado. Ainda na mesma conclusão, foram 148 casos de morte associados à doença hepática crônica entre as voluntárias do estudo.
Então, o que isso quer dizer?
Mesmo com dados consideravelmente assustadores, os pesquisadores afirmam que as evidências para um relacionamento direto da dieta e das bebidas consumidas à mortalidade derivada de doença hepática crônica ainda não são totalmente conclusivas.
Desse modo, mais estudos serão precisos para realmente determinar uma relação, identificar outras interações que possam existir e confirmar as informações obtidas nesse primeiro momento.
Uma coisa é realidade e todos temos conhecimento, por mais que optemos por ignorar ocasionalmente: bebidas ricas em açúcares e sabores artificiais devem ser consumidas com moderação e cautela.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp