Saúde
O segredo do coração saudável? Uvas! E não estamos falando de vinho
As uvas não são apenas iguarias requintadas. De acordo com os cientistas, essas pequenas bolinhas doces podem prevenir uma série de doenças.
A uva se trata de um alimento delicioso e rico em diversas substâncias benéficas para a saúde. Agora, você sabia que essa fruta já é conhecida há milhares de anos pela humanidade? Exatamente, existem textos antigos que relatam cultivos sendo realizados nas primeiras cidades da Mesopotâmia e no Antigo Egito.
Inclusive, em algumas religiões pagãs já havia o hábito de sacralizar o vinho, ou seja, conferir um aspecto sagrado para a bebida feita do fruto da videira. Assim, o Cristianismo absorveu essa característica dos cultos pagãos romanos de antes da conversão do império ser feita pelo Imperador Constantino (em 313 d.C).
E, é claro, a utilização do preparado ia muito além da religiosidade. Afinal, o médico grego Hipócrates já descrevia alguns usos do insumo para a limpeza e a assepsia de ferimentos.
Então, dando um salto no tempo para a atualidade, pesquisadores descobriram que o consumo regular de uva pode até mesmo prevenir algumas doenças cardíacas. Já era de se esperar, né? Afinal, muito se fala em relação a isso quando o assunto é vinho. Então, vamos desvendar mais alguns aspectos dessa fruta do coração?
Descobrindo os benefícios da uva
Como já foi descrito antes, essa fruta tão pequena já teve vários usos ao longo da história e é conhecida por ser uma farta fonte de potássio, cálcio, ferro e vitaminas do grupo A, E, C e K. Desse modo, a uva é benéfica também para os ossos e ainda contribui para a prevenção da anemia, além de reduzir as chances de desenvolver cãibra.
Mas, engana-se quem acha que a lista acaba por aí! Afinal, o alimento pode atuar também no combate ao colesterol, fortalecendo o sistema imunológico humano e ajudando a proteger a visão. E voltando ao assunto do coração, especialistas revelam que o segredo por trás do benefício da uva está na sua quantidade de potássio.
Essa substância, em especial, age controlando a pressão, pois é capaz de neutralizar o sódio em excesso que esteja presente na corrente sanguínea. Existem até mesmo trabalhos médicos que apontam que um menor índice de potássio no organismo pode aumentar as chances de um indivíduo se tornar hipertenso.
Por fim, recomenda-se que uma pessoa consuma diariamente até 10 unidades para manter a saúde em dia. Essa porção já é o bastante para fornecer as vitaminas necessárias, independentemente da variedade do fruto que está sendo saboreado.
Ah, e mais uma curiosidade bastante peculiar: quanto mais escura for a uva, mais nutrientes ela possuirá.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho20 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking