Conecte-se conosco

Automobilística

Óleo do carro: de quanto em quanto tempo é necessário efetuar a troca? Confira

Esse líquido é importante para que seu carro funcione da melhor maneira possível. Saiba qual a frequência correta para se trocar o óleo.

Publicado

em

O óleo do carro deve ser trocado com certa frequência. Esse líquido é de extrema importância, pois mantém as peças do veículo lubrificadas e evita um alto aquecimento delas. Mas de quanto em quanto tempo devemos fazer a troca do óleo?

A falta da troca de óleo pode vir a danificar o seu carro, mas trocar antes da hora pode ser apenas um desperdício de dinheiro. Nos dias atuais, muitos dos veículos mostram um símbolo no painel, que ao acender significa que está na hora de trocar o óleo.

Existem dois fatores que são essenciais para saber quando trocar o óleo: a quilometragem rodada e o tempo que se passou desde a última troca. Existem diversos tipos de óleo para motor, de diferentes marcas ou com diferentes composições, então, é necessário se atentar, visto que a “validade” também pode variar.

O óleo utilizado em um veículo pode ser mineral, semissintético ou sintético. E isso é algo pode fazer com que a troca precise ser feita em um maior ou menor intervalo de tempo.

Aqueles que optarem por utilizar o óleo mineral devem se atentar a troca a cada 5 mil quilômetros percorridos ou ao atingir doze meses, um ano, desde a última troca.

Já o óleo semissintético deve ser trocado ao atingir os 7,5 mil quilômetros rodados ou a cada 12 meses. Por fim, o óleo sintético deve ser trocado ao atingir 10 mil quilômetros percorridos ou, ao atingir os 12 meses desde a última troca.

Portanto, é sempre necessário se atentar ao fabricante e a marca do produto, já que pode haver variação entre um e outro.

Mesmo que você rode menos com o seu veículo, ainda assim é necessário se atentar à necessidade de trocar o óleo. É importante olhar o manual do carro que pode vir a trazer informações e recomendações sobre a troca desse elemento.

Até mesmo os carros que rodam menos, mas que acabam ficando parados no trânsito por longos períodos, precisam trocar o óleo com certa frequência.

Mesmo que cada veículo, tipo e marca de óleo possam trazer informações diferentes para as datas de troca, é importante trocar o óleo pelo menos uma vez a cada doze meses e ao atingir os 10 mil quilômetros rodados.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS