Saúde
Olho vivo: Influencer encara parasita insaciável que ataca córnea!
O assunto está em alta nas redes devido ao relato da influencer Lilian Melchert que contraiu uma doença rara devido as lentes de contato.
Imagine que, em um dia normal, você acorda, coloca suas lentes de contato e, em seguida, sente uma dor insuportável. Isso aconteceu com Lilian Melchert, influencer digital de 30 anos.
O que ocorreu é que a influenciadora acabou contraindo uma doença rara e grave, chamada de ceratite por Acanthamoeba. Trata-se de uma infecção crônica da córnea causada por um protozoário parasita de nome Acanthamoeba spp.
Essa infecção ocorre quando as lentes de contato são expostas a água contaminada, permitindo que o parasita adira às lentes e, posteriormente, à córnea, a parte transparente dos olhos. A gravidade da situação é que esse protozoário é carnívoro.
A influencer, com a finalidade de alertar seus seguidores, fez um vídeo relatando o caso em seu TikTok, rede social de vídeos curtos. O assunto veio à tona após uma pessoa reproduzir esse vídeo dela no Twitter, que acabou acumulando mais de 2 milhões de visualizações.
Entenda o caso
A influencer usa lentes de contato descartáveis. Nesse sentido, essas lentes, após serem usadas uma única vez, devem ser descartadas da forma correta.
O erro inicial de Lilian aconteceu quando ela decidiu reutilizar uma das lentes. Segundo o relato, elas a higienizou bem, mas ainda sentiu incômodo, como se a lente estivesse suja.
“Quando guardei (a lente) na caixinha, por mais que tivesse limpado ela com água quente, senti que estava suja, mas pensei que estava exagerando“, comenta a influencer em um vídeo em seu canal no YouTube.
No dia seguinte ao uso das lentes, ela relata que sentiu uma dor que poderia ser comparada a uma faca em seu olho. A influencer é brasileira, mas vive nos Estados Unidos. Em vista disso, procurou o pronto-socorro de Los Angeles. No local, foi diagnosticada com ceratite bacteriana que teria sido causada pela lente de contato.
Ela seguiu, então, com o tratamento com antibióticos que não estavam dando resultados. Após 15 dias do ocorrido, Melchert perdeu a visão. Nesse momento, ela tomou uma decisão, voltar ao Brasil para procurar ajuda médica.
Foi no Brasil que ela finalmente recebeu o diagnóstico correto, de que a infecção em seus olhos foi causada pelo parasita Acanthamoeba spp.
As suspeitas da influencer é de que a lente tenha sido contaminada na caixinha onde foram armazenadas, na água do chuveiro ou da piscina. Ela ainda ressalta que “Se você usa lente de contato, não é para usar se for para piscina, sauna. Tomem cuidado“.
A indicação é não utilizar lentes caso vá a piscinas, rios, praia, ou onde possa ter contato com água. Por fim, é importante sempre higienizar as mãos antes de manipular as lentes.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp