Conecte-se conosco

Empresas

Omega Geração tem alta de 19% no lucro no 3° tri com melhora nos ventos

Empresa de energia renovável teve lucro líquido de 37,6 milhões de reais no terceiro trimestre.

Publicado

em

A Omega Geração teve lucro líquido de 37,6 milhões de reais no terceiro trimestre, avanço de 19% frente a igual período do ano passado, revertendo perda de 30,7 milhões no trimestre anterior.

A empresa de energia renovável acredita que o resultado é fruto de um melhor desempenho de seus ativos como usinas eólicas, em meio ao início um pouco atrasado neste ano da chamada “safra de ventos” na região Nordeste, de acordo com o balanço divulgado nesta quinta-feira.

Às 11:25, as ações da Omega tinham alta de 1,35%, a 35,98 reais, enquanto o índice Small Caps, do qual fazem parte, subia 1,76%.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) totalizou 230,6 milhões de reais se excluídos efeitos não-recorrentes, com estabilidade, frente a um ano antes.

A companhia disse que foi afetada pela indisponibilidade de usinas, com as eólicas registrando o pior índice para um trimestre e com a pequena hidrelétrica de Serra das Agulhas, em Minas Gerais, sofrendo com fortes chuvas no começo do ano que levaram a reparos ainda em andamento.

Segundo a Omega, a usina em MG só deve voltar a operar no quarto trimestre.

Junto a isso, “resultados comerciais mais tímidos devido aos impactos gerados pela Covid-19” provavelmente farão com que a Omega encerre o ano abaixo das previsões de seu plano de negócios pela primeira vez, mas com “lucro bruto ainda acima de 2019”, disse em nota Antonio Bastos Filho, CEO da empresa.

Bastos Filho disse que o crescimento da empresa deve mitigar impactos de ativos específicos sobre seu portfólio em geral. “Acreditamos que esta combinação de fatores não recorrentes observada em 2020 não deve se repetir nos próximos anos”.

“O 4° trimestre pode ser o melhor do ano”, acrescentou, citando a melhoria dos ventos e um provável aumento de preços de energia de curto prazo.

A receita líquida da companhia totalizou 314,4 milhões de reais no trimestre, com avanço de 10% na base anual. A empresa encerrou o terceiro trimestre com posição de caixa de 1,94 bilhão de reais (+51%) e dívida líquida de 2,6 bilhões de reais.

Investimentos

Ainda para este mês, a Omega espera a conclusão de uma aquisição de ativos de geração eólica na região Sul negociada com a Eletrobras, além da compra de uma participação de 50% em parques eólicos da francesa EDF na Bahia informada em agosto que também deve ser concluída neste mês.

Nesse meio tempo, a empresa vem estudando outras oportunidades para novos investimentos em ativos que juntos chegariam a cerca de 460 megawatts em capacidade, disse o executivo.

Caso tenha sucesso em todas as operações, a Omega poderia chegar a 2,3 gigawatts em capacidade até 2022, quase dobrando a capacidade atual, que é de aproximadamente 1,2 gigawatts excluindo-se os ativos com venda ainda não finalizada.

A Omega disse também que uma plataforma digital de comercialização de eletricidade lançada recentemente movimentou mais de 78 milhões de reais em apenas 22 dias de negociação, com 42 empresas registradas e 1,6 mil pedidos de cotações.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS