Empresas
Operação Fantasma: Uber é acusada de golpe com corridas astronômicas e passageiros inexistentes!
Atenção, usuário de Uber, tem golpe novo rolando na praça e você que se utiliza do aplicativo, precisa tomar muito cuidado! A nova fraude envolve corridas mais extensas, bem diferentes dos trajetos pedidos pelos passageiros, cujas cobranças finais acabam sendo cifras muito maiores do que os valores combinados antes.
Portanto, as autoridades recomendam que os passageiros estejam sempre atentos quanto a comportamentos estranhos enquanto estiverem esperando um carro, e ao sinal de qualquer irregularidade, a corrida deve ser cancelada na mesma hora.
Quando esses casos começaram a aparecer?
Os crimes chegaram ao conhecimento do público por postagens realizadas por pessoas lesadas, no TikTok e no Instagram. Inclusive, relatos deste tipo existem desde o surgimento dos aplicativos de transporte em terras brasileiras.
Nos primeiros anos da Uber atuando no país, transbordavam relatos de corridas iniciadas sem a presença do passageiro, além de alterações no trajeto que causavam elevações no preço final.
Assim, um dos criadores de conteúdo que mais vem alertando para esse tipo de golpe, é o delegado Francisco Del Poente, atuante na região de Mogi das Cruzes em São Paulo. A autoridade publicou um vídeo no seu perfil do Instagram, onde fala mais sobre o tema e dá dicas de como proceder em situações como essa.
E devido a tanta repercussão, o tema também acabou ganhando espaço na imprensa do local, com o Portal Gazeta Regional publicando uma matéria que citava dezenas de vítimas lesadas ali mesmo na cidade.
Enfim, as corridas da Uber são calculadas logo que a solicitação de um veículo é feita pelo usuário, e os valores e o percurso aparecerem enquanto a pessoa aguarda um motorista disponível ser localizado e atender ao chamado.
Em sua publicidade oficial, a empresa diz que os montantes exibidos ao iniciar uma viagem são tidos como “estimados”, o que indica que mudanças de trajeto, problemas no trânsito ou aumento de tempo podem acabar influenciando no preço.
Além disso, sempre ao final do trajeto, a pessoa recebe um resumo dos valores via e-mail, que também pode ser acessado pelo aplicativo. Lembrando que, modificações de trajeto podem ser realizadas pelo condutor do veículo, mas o recomendado é que os clientes façam isso pelo próprio aplicativo da Uber.
Logo, o caminho será atualizado em tempo real e o novo preço aparecerá diretamente no sistema da plataforma, sem que haja a necessidade de acertos adicionais pagos diretamente ao motorista, seja via dinheiro vivo ou PIX!

-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Carreira2 dias atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Automobilística23 horas atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Política14 horas atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana
-
Tecnologia10 horas atrás
Robôs, IA e biotecnologia: estudo revela as empresas mais inovadoras da agricultura