Agronegócio
Ora-pro-nóbis como você nunca viu: farinha feita na air fryer.
A planta é uma fonte rica em diversas vitaminas e minerais essenciais para a saúde.
A ora-pro-nóbis é um vegetal bastante conhecido por seu potencial alimentício. Em algumas regiões do país, antigamente, chamavam-na popularmente de “carne dos pobres” devido ao seu alto valor nutricional e à facilidade de cultivo, uma vez que o acesso à carne bovina era muito limitado para as pessoas mais vulneráveis.
Sua estrutura é rica em proteínas, vitaminas e minerais, tornando-a uma opção extremamente versátil para inclusão no cardápio. Assim, é possível ingerir a planta crua, refogada, cozida ou até mesmo em forma de farinha, que pode ser aproveitada no preparo de pães, bolos e doces.
Como preparar a farinha de ora-pro-nóbis
Uma das melhores alternativas para preservar as folhas da ora-pro-nóbis após a colheita é realizar o processo de desidratação. De acordo com especialistas, no formato de farinha e armazenada em um recipiente de vidro bem fechado, esse produto é capaz de durar por até três meses.
“Ao desidratar as folhas, não ocorre perda de nutrientes. Os benefícios da planta seguem praticamente os mesmos e ela pode ser usada em mais preparos, como base para molhos, acompanhando massas, arroz ou até mesmo sendo mesclada a outros temperos”, explica a farmacêutica especializada em fitoterapia Angela Xavier, de Goiânia.
Dessa forma, o procedimento é realizado normalmente com o auxílio de um forno, mas também pode ser feito em uma air fryer, simplificando a operação. A seguir, ensinaremos o passo a passo de como transformar as folhas desidratadas da ora-pro-nóbis em uma nutritiva farinha. Confira:
- Limpe bem as folhagens, retirando os espinhos, e as deixe de molho por 10 minutos na água com hipoclorito de sódio, bicarbonato ou vinagre.
- Enxágüe tudo muito bem.
- Seque bem os insumos com um pano ou na centrífuga.
- Coloque na air fryer a 200 graus e acompanhe o processo a cada cinco minutos, até que tudo esteja bem desidratado e seco.
- Transfira as folhas para o liquidificador e bata até que elas virem uma farinha bem fina.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025