Agronegócio
Ora-pro-nóbis: uma planta nutritiva e muito fácil de cultivar em casa
Aprenda a cultivar a ora-pro-nóbis em casa e descubra como essa planta pode enriquecer sua alimentação e de sua família.
A ora-pro-nóbis é muita usada na culinária, principalmente mineira. Ela tem folhas verdes e espinhos nos caules e produz flores brancas ou rosadas. Seu nome significa “rogai por nós”, em latim, e de acordo com a tradição, era usada pelos padres jesuítas nas missas.
Ela pode ser consumida de várias maneiras: crua em saladas, cozida em sopas ou refogados, desidratada em pó ou farinha ou até mesmo em chás e sucos. Além disso, ela pode ser utilizada simplesmente como uma planta ornamental ou cerca viva.
Independentemente de qual seja a finalidade dessa planta incrível em sua casa, pode estar certo de duas coisas: ela é muito fácil de cultivar e fornece sempre colheitas muito abundantes. Então, vamos aprender tudo sobre como plantar e cuidar da ora-pro-nóbis?
Imagem: mario moya flore / Shutterstock
Como cultivar a ora-pro-nóbis
Antes de mais nada, é preciso utilizar um vaso com furinhos ou sistema de drenagem próprio e garantir que o solo seja rico em nutrientes. Depois, basta colocar de duas a três sementes em uma profundidade de cerca de 2 cm e cobrir com terra. Mantenha o solo úmido e elas devem nascer em sete dias.
Agora, uma dica de ouro: se tiver um exemplar adulto da planta, é muito mais eficiente utilizar as estacas dessa outra planta e colocá-las na terra, tomando todos os outros cuidados.
Como mencionado, a ora-pro-nóbis é bem fácil de cultivar, então ela não exige cuidados muito específicos, além de um bom fornecimento de água. Por isso, não é preciso se atentar com a época do ano ou a temperatura quando for plantar.
A recomendação de incidência direta de luz solar fica entre 4 e 8 horas diárias, desse modo a planta consegue se desenvolver melhor, mais rápido e mais saudável, mas ela se adapta a quase todas as quantidades de luz.
Uma vez desenvolvida, a ora-pro-nóbis não exige mais muita água, como acontece enquanto está na fase inicial de sua vida. Então, uma boa dica é regar a cada 3 dias, deixando o solo ficar praticamente seco de vez em quando.
Para colher e aproveitar as folhas no seu dia a dia culinário, basta retirá-las manualmente e, de preferência, de modo disperso. Assim, sempre vão sobrar algumas folhas no caule, o que garante que continuem reproduzindo. As flores e frutos também são comestíveis, mas tome cuidado com os espinhos.

-
Mundo2 dias atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Bancos2 dias atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos1 dia atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Agronegócio14 horas atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Agronegócio2 dias atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Finanças21 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
Economia1 dia atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
Bancos8 horas atrás
Processo de devolução de Pix errado deve ficar mais simples no Brasil