Conecte-se conosco

Agronegócio

Orquídea olho-de-boneca: cultive essas delicadas e encantadoras flores no seu jardim

Publicado

em

A orquídea olho-de-boneca, também chamada de Dendrobium nobile, é uma ótima opção de decoração que pode dar um ar natural e delicado para sua casa ou apartamento.

Apesar de ser uma planta peculiar, esse tipo de  orquídea  não é difícil de ser cuidada, podendo se desenvolver e florescer bastante até mesmo em ambientes internos.

Onde e como plantar essas orquídeas?

O solo escolhido para plantar a Dendrobium nobile deve ser bastante poroso e permitir passagem tanto de água quanto de ar.

Sendo assim, é necessário misturar terra com casca de pinheiro ou algum outro substrato similar de sua preferência, carvão e casca de coco também são ótimas opções.

As orquídeas são plantas que necessitam bastante luz, sendo assim, caso for colocar o vaso dentro de sua residência, procure um local onde bata bastante sol durante o dia.

O adubo mineral ideal para as orquídeas é o NPK 10 30 20, que deve ser aplicado a cada 15 dias, nunca menos do que isso, afinal, o excesso de minerais pode fazer mal para sua planta tanto quanto o excesso.

Além do adubo mineral, também é possível utilizar adubo orgânicos como a mistura de farinho de ossos com torta de mamona ou então com farinha de casca de ovos.

Como plantar orquídea olho de boneca

Para realizar adequadamente o plantio da orquídea olho de boneca você deve escolher bem o substrato no qual colocará sua planta.

As orquídeas, ao contrário da maior parte das plantas, não deve ser plantada em terra comum, já que são trepadeiras e se apoiam em plantas mais altas na natureza para conseguirem luz.

Para realizar o plantio da olho de boneca em vaso em vaso você deve:

  • pegar o substrato preparado para sua orquídea e o adubá-lo;
  • retirar a planta do recipiente original e limpar suas raízes para localizar possíveis pedaços mortos ou danificados e cortá-los;
  • para cortar os pedaços da raiz você deve utilizar uma tesoura esterilizada;
  • delicadamente, abrir um pouco as raízes e desfazer os emaranhados para que o novo substrato possa preencher o espaço vazio entre elas, ajudando na fixação de sua planta.

Como cuidar da orquídea olho-de-boneca

Tome cuidado para não exagerar na quantidade de água, as orquídeas de forma geral são plantas que mantêm as raízes bastante livres na natureza e o excesso de água pode acabar matando elas.

O ideal é que se regue a planta uma vez por semana. Escolha sempre vasos de cerâmica e não os de plástico, afinal, os de material sintéticos do tipo não têm porosidade e dificultam a passagem de ar e o fluxo de água.

Em tempos de frio e pouco sol, tente colocar o vaso de sua orquídea do lado de fora de casa, em local aberto e arejado para que a planta possa absorver a maior quantidade possível de luz.

Adubos orgânicos precisam se decompor para fazerem efeito, o que pode demorar um pouco e faz com que durem mais do que os adubos minerais, sendo assim, não os utilize mais do que uma vez ao mês.

Jornalista, apaixonada por escrita desde pequena me encontrei no universo da comunicação digital. Já escrevi sobre diversos assuntos e minha missão é levar informação e conhecimento de forma simples e objetiva para o leitor, seja ele quem for!

Publicidade

MAIS ACESSADAS