Conecte-se conosco

Agronegócio

Planta, animal ou ambos? Conheça a encantadora orquídea-macaco

Publicado

em

Você precisa conhecer essa  planta exótica, muito diferente! A estrela da vez tem uma aparência bastante peculiar e pode custar um bom dinheiro. Mas, em compensação, pode embelezar qualquer e até mesmo roubar a cena.

Sim, estamos falando de uma orquídea. Você sabia que ao todo existem cerca de 50 mil espécies ao redor do planeta? Dessas, 20 mil podem ser achadas na natureza, enquanto as outras 30 mil resultaram de cruzamentos em cativeiro.

Segundo dados oficiais, atualmente, o Brasil é um dos países com a maior variedade dessas plantas, tendo aproximadamente um número de 3.500 espécimes que podem ser encontradas em território nacional, uma marca impressionante.

Enfim, chega de enrolação e venha descobrir mais sobre essa orquídea que mais se parece com um bichinho da floresta.  

Conheça a Dracula Simia, a famosa Orquídea-Macaco!

Sim, ambos os nomes estão absolutamente corretos. O primeiro se trata da denominação científica do vegetal e o segundo é como ele é popularmente conhecido entre as pessoas mais leigas e admiradores no geral.

A orquídea-macaco é um espécime bastante raro e difícil de ser encontrado na natureza, e isso ocorre devido ao seu local de crescimento, que geralmente se situa entre as altitudes de 1 mil e 2 mil metros.

Inclusive, muita gente brinca que essa é outra semelhança que a planta tem com os símios, já que ambos vivem em lugares altos. Conforme os botânicos, esse exemplar em questão é nativo da América do Sul e só pode ser encontrado por aqui e no México (América Central).

Por sua vez, o florescimento ocorre em vários períodos do ano, e dizem que ela pode exalar um perfume que lembra laranjas maduras, talvez mais uma razão para que essa variedade seja tão apreciada e valorizada.

E sim, a planta pode ser cultivada em casa, mas ela exige muitos cuidados especiais, e como foi dito antes, o seu preço também não é nada barato. Segundo estimativas recentes, para adquirir um único espécime você teria que desembolsar entre R$ 200 a R$ 300.

Entretanto, se você ainda quiser insistir na ideia, criadores experientes afirmam que essa orquídea precisa de ambientes frescos e com bastante sombra para se desenvolver, já que ela cresce em locais bastante altos, onde o sol não bate por muito tempo.

Também será preciso controlar o índice de circulação de ar no local de cultivo, uma vez que correntes de vento podem carregar fungos, e esse vegetal é extremamente sensível a eles e pode acabar sendo infectado e morto.

Mas a boa notícia é que, como estamos falando de uma forma de vida nativa do continente sul-americano, os especialistas afirmam que ela consegue se adaptar perfeitamente ao clima brasileiro, desde que os cuidados básicos sejam observados com rigor.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS