Conecte-se conosco

Agronegócio

Orquídea olho-de-boneca: saiba como cultivar essa beleza de planta

Espécie é fácil de ser cultivada e pode deixar o ambiente ainda mais bonito.

Publicado

em

A orquídea olho-de-boneca é uma das orquídeas mais fáceis de cultivar e é até recomendada para iniciantes. A capacidade de suportar mudanças drásticas de temperatura é uma grande característica desta planta. Além disso, produz flores maravilhosas por mais tempo do que outras espécies similares.

A flor da orquídea olho de boneca tem uma certa semelhança com o membro de brinquedo, daí o nome. Traduzido do latim, seu nome significa notável, e sua altura não ultrapassa 40 centímetros. Portanto, é uma planta de médio porte.

A orquídea olho-de-boneca é um tipo epífita, pertencente ao gênero Dendrobium nobile. Por causa de sua genética, é usada há muitos anos como substrato para gerar híbridos mais resistentes. Na tradição chinesa, esta espécie é considerada uma das 50 plantas medicinais mais importantes. Então, conheça mais sobre as características da planta e conheça seu cultivo:

Orquídea olho-de-boneca

Cultivo no solo

Por ser uma orquídea epífita, morrerá rapidamente se plantada diretamente no solo. Então, o primeiro truque é plantá-lo diretamente no tronco de uma árvore viva. Para fazer isso, basta colocar um pouco de musgo (esfagno) entre as raízes da planta e o tronco. Em seguida, prenda com sisal, corda ou barbante para manter a planta bem fixa na árvore.

Cultivo no vaso

Para plantas em vasos, use um substrato leve e de fácil drenagem, como fibra de coco, carvão e casca de pinheiro. Uma mistura desses dois materiais será suficiente. Já em relação aos vasos, os mais indicados são os de plástico, terracota e madeira.

Floração

Sua floração dura cerca de 30 dias e ocorre no final do outono ou início da primavera. Cada planta pode produzir cerca de 100 flores de cores diferentes. Branco, amarelo, lilás e branco com centro roxo ou marrom são as cores mais comuns. Além disso, as orquídeas possuem um perfume doce e suave.

Adubação e rega

Regue as orquídeas olho-de-boneca uma vez por semana no inverno e duas vezes nos meses mais quentes do ano. Em suma, o substrato deve estar suficientemente seco antes da irrigação. Finalmente, aplique fertilizante orgânico no outono. Realize o procedimento um dia após a rega e logo observe a orquídea olho-de-boneca desabrochar cheia de flores.

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS