Conecte-se conosco

Curiosidades

Orquídea rara e deslumbrante: descubra a flor japonesa de ‘pétalas de vidro

Novas espécies de plantas sempre acabam por nos surpreender com sua existência, como o caso dessa orquídea encontrada no oriente.

Publicado

em

Para os amantes de orquídeas, uma nova espécie da tão amada flor foi encontrada no Japão e é belíssima. E por mais incrível que pareça, a Spiranthes hachijoensis acabou por ser encontrada em um vaso doméstico.

Esse achado faz com que os cientistas comentem que novas espécies podem estar crescendo bem a nossa vista, mas nem nos damos conta. Seja em parques, vasos ou jardins, sempre é possível encontrar novas espécies de plantas nos lugares mais inesperados.

Essa nova orquídea é considerada “vizinha de população”, de uma espécie muito comum do Japão. No entanto, a novidade é que essa possui flores brancas e rosa, tão frágeis que chegam a se assemelhar a vidro.

Foto: Masayuki Ishibashi

Os cientistas relataram o achado ao Journal of Plant Research, na última sexta-feira (18). Eles contam que esse é um claro lembrete de que novas espécies podem estar bem de baixo do nosso nariz.

Justin Kondrat, principal horticultor da Smithsonian Gardens Orchid Collection, disse ao veículo de comunicação CNN que:

A Orchidaceae é realmente surpreendente, e novas descobertas como esta Spiranthes reforçam a urgência de estudar e proteger essas joias botânicas.

Vale ressaltar que ele não fez parte da pesquisa. As orquídeas do gênero Spiranthes, possuem o apelido de “tranças femininas”, por terem o formato semelhante ao cabelo trançado.

Desse gênero, existem cerca de 50 espécies, mais comuns na Eurásia, Americas e Austrália, principalmente em regiões tropicais ou temperadas. Essas são muito comuns no Japão.

Essa novidade entre as orquídeas foi encontrada na prefeitura de Tóquio, próximo da Ilha Hachijo, o que acabou por lhe gerar o nome, Spiranthes hachijoensis.

Além da Spiranthes hachijoensis, outras três orquídeas do gênero Spiranthes podem ser encontradas no Japão, essas são, S. hongkongensis, S. sinensis e S. australis, sendo essa última, a única que cresce no Japão.

Por sua vez, a Spiranthes hachijoensis possui flores que vão do rosa ao branco que medem entre 3 mm e 4 mm, é o que informam os pesquisadores.

Essa espécie também conta com flores menores e bases mais largas, diferente das outras do gênero. Além da planta encontrada em Tóquio, os pesquisadores chegaram a encontrar outras nos nos distritos de Kyushu, Shikoku, Kanto e Chubu.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS