Conecte-se conosco

Economia

Os crimes online mais comuns no Brasil e como se proteger

Publicado

em

O PIX é um sistema de pagamentos instantâneos que permite transferir dinheiro entre contas bancárias em segundos, sem qualquer custo adicional para os usuários. O cartão é um meio de pagamento que facilita as compras presenciais e online.

O que eles têm em comum? Ambos são ferramentas úteis e práticas, mas, recentemente, estão se tornando alvos de golpes financeiros online com cada vez mais frequência.

Os criminosos usam diversas estratégias para enganar as vítimas e roubar seus dados ou seu dinheiro. Alguns dos principais exemplos são:

  • Envio de links falsos por e-mail, SMS ou redes sociais, que levam a sites infectados ou clonados;
  • Ligações ou mensagens se passando por funcionários de bancos ou empresas, pedindo informações pessoais ou senhas;
  • Oferecer produtos ou serviços com preços absurdamente baixos ou vantagens excessivas, desde que seja feito o pagamento antecipado via PIX ou cartão;
  • Clonagem do número de celular ou do aplicativo do banco, visando acessar a conta da vítima e fazer transações indevidas.

Como se proteger dos golpes digitais

Como mencionado, atualmente, é preciso estar atento à segurança digital tanto quanto à física, já que os prejuízos podem ser tão grandes quanto ou até mesmo maiores. Por isso, você pode seguir algumas dicas e indicar para as pessoas que você se importa, visando não ser mais uma das vítimas de golpes. As dicas são:

  • Nunca clique em links suspeitos, principalmente se forem enviados por remetente desconhecido;
  • Jamais dê informações pessoais para terceiros não identificados, especialmente por meio de canais extraoficiais, como redes sociais;
  • Use senhas complexas e únicas para cada conta, evitando usar informações pessoais (como aniversários) nos códigos;
  • Mantenha seus sistemas e aplicativos sempre atualizados;
  • Confira suas contas bancárias e extratos de crédito com frequência para identificar qualquer compra não autorizada;
  • Use programas antivírus, gerenciador de senhas e, até mesmo, VPN.

Seguindo essas simples, mas eficazes dicas, você pode se manter mais seguro em relação aos golpes financeiros online. Lembre-se de uma máxima: na dúvida, não clique, não responda e não pague.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS