Curiosidades
Os perigos do plástico no micro-ondas
Se você tem um micro-ondas em casa, provavelmente já sabe o quão prático ele pode deixar o seu dia a dia. Desde estourar uma pipoquinha com praticidade na hora de assistir a um filme ou uma série, até esquentar uma comida esperta para o almoço, esse eletrodoméstico é um grande aliado contra a correria do cotidiano.
No entanto, você também deve — ou pelo menos deveria — saber que existem algumas coisas que, em hipótese alguma, devem ser esquentadas no aparelho. Um exemplo disso são os metais, que podem ter uma reação catastrófica.
Plástico no micro-ondas? Evite!
Um estudo recente, publicado na revista “ACS Sensors”, apontou que esquentar algo em recipientes plásticos no micro-ondas pode ser uma péssima ideia, já que isso libera microplásticos, extremamente prejudiciais à saúde humana e ao meio-ambiente.
Conforme apontado, quando materiais de plásticos são expostos ao eletrodoméstico, nanoplásticos podem ser liberados, sendo ainda menores do que os microplásticos. No entanto, não se deixe enganar pelo tamanho, já que essas partículas microscópicas são ainda mais prejudiciais.
Tudo isso porque, graças ao seu tamanho diminuto, os nanoplásticos não são filtrados pelos rins humanos, diferentemente do que acontece com os microplásticos. Assim, eles podem deslizar entre as membranas celulares, ocasionando diversas complicações de saúde.
Como se não bastasse, ao esquentar recipientes de plástico no micro-ondas, você ainda corre o risco de sofrer uma alteração nos hormônios sexuais. Esse fator foi analisado em um experimento feito com roedores pelos pesquisadores do estudo.
Para isso, eles utilizaram fêmeas que estavam no cio e deixaram-nas expostas à substância. A pressão das roedoras subiu, e a dilatação dos vasos sanguíneos sofreu alterações, mas as quantidades do hormônio 17 beta-estradiol caíram, o que demonstrou uma diminuição na função endócrina.
Então, o que fazer?
A recomendação inicial é simplesmente não colocar qualquer material de plástico dentro do micro-ondas, pelo menos até que toda a estrutura de produção do mundo como conhecemos mude, e essas partículas nocivas sejam eliminadas.

-
Saúde2 dias atrás
Quem tem burnout, ansiedade ou depressão pode solicitar benefício do INSS?
-
Política17 horas atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Tecnologia2 dias atrás
Casa pré-fabricada está sendo vendida por R$ 66 mil na Amazon
-
Mundo12 horas atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Finanças2 dias atrás
Nota de R$ 50 chega a valor surpreendente se não tiver ESTE detalhe
-
Finanças2 dias atrás
Casamento de Amado Batista e divisão de bens: esposa mais jovem tem direito à fortuna?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Inteligência artificial pode substituir profissões? Conheça 3 carreiras em risco
-
Tecnologia1 dia atrás
Ilumine seu jardim naturalmente: plantas que brilham no escuro já existem