Economia
Ovos de Páscoa ou barras de chocolate: Por que a diferença de preços? Descubra agora!
Fabricantes de chocolates revelam o motivo pelo qual os ovos de páscoa são bem mais caros que as barras de chocolate.
A Páscoa está muito próxima e já é possível notar as passarelas de ovos de chocolate nos supermercados. Isso traz de volta a discussão entre aqueles que amam ovos de chocolate e aqueles que acham uma barra mais em conta.
Sim, muitas vezes um ovo de chocolate pesa o mesmo que uma barra de chocolate da mesma marca, no entanto, seu valor pode chegar a cinco vezes mais. Porém, os ovos são a representação da Páscoa no comércio, com isso, muitas pessoas não abrem mão do item.
Entretanto, há quem ache desnecessário o valor desse produto ser tão acima, já que a entrega de quantidade de chocolate é a mesa. Mas será que realmente é desnecessário? As empresas se justificam sobre isso.
“Os ovos passam por um processo de produção de alta complexidade com custos de fabricação superiores, além disso, são embalados manualmente e as próprias embalagens são maiores e mais sofisticadas do que as de chocolates de linha regular”, dizia uma nota da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoins e Balas.
Além do mencionado na nota, os itens passam por um processo de transporte diferente, onde precisam de um maior cuidado, devido sua fragilidade. Eles também derretem mais facilmente quando expostos ao calor, sendo assim, são transportados em câmaras frias.
Essa questão do transporte pesa muito no preço dos ovos de chocolate, até porque, o preço dos combustíveis está alto, assim, cada viagem leva um número menor de produtos, em comparação com as barras de chocolate.
Outra coisa que acaba adicionando ao preço alto do produto, é a mão de obra especial que precisa ser contratada próxima a data festiva, gerando um aumento na folha de pagamento das empresas especializadas.
Embora a diferença seja bem considerável, os corredores dos supermercados são esvaziados alguns dias antes da Páscoa, além do comércio de pequenos empreendedores receber um salto enorme no mês de abril.
Isso porque, embora seja mais sensato comprar uma barra de chocolate e pagar um valor menor, o apego emocional acaba pesando para muitos consumidores, principalmente aqueles que presenteiam crianças.
A dica para não gastar mais do que o necessário nessa Páscoa é se programar com antecedência para a compra de ovos, pesquisando o preço entre os estabelecimentos e as marcas que podem ser mais em conta.

-
Mundo8 horas atrás
Homem faz descoberta inesperada em estacionamento; veja o que era
-
Economia2 dias atrás
Governo altera Bolsa Família e intensifica controle familiar
-
Agronegócio1 dia atrás
Descubra o segredo para fazer e replantar mudas de zamioculca do jeito certo
-
Economia1 dia atrás
Quais benefícios do INSS podem ser acumulados? Veja a lista
-
Mercado de Trabalho10 horas atrás
Vale-alimentação: trabalhador tem direito ao benefício nas férias?
-
Agronegócio1 dia atrás
Entenda o que é a geada negra e seus impactos na agricultura
-
Empresas22 horas atrás
Após Nestlé adquirir Kopenhagen, quanto custa uma franquia da marca?
-
Empresas24 horas atrás
Se o ChatGPT é de graça, como a OpenAI ganha dinheiro?