Bancos
Pagou, caiu: a partir de março, seus boletos poderão ser compensados no mesmo dia
Isso quer dizer que, se você conseguir pagar o boleto até as 16h30, o beneficiário pode ter o dinheiro em mãos no mesmo dia.
A Febraban, que representa os bancos no Brasil, anunciou uma atualização importante: alguns boletos agora serão compensados no próprio dia em que o pagamento for realizado. Isso quer dizer que, se você conseguir pagar o boleto até as 16h30, o beneficiário pode ter o dinheiro em mãos no mesmo dia.
Claro, isso vai depender do acordo entre o credor e o banco. Se o pagamento acontecer após esse horário, o valor só será transferido no dia seguinte.
Essa mudança, que começa a valer a partir de 15 de março, é obrigatória e afeta 136 bancos. Para quem paga, tudo continua igual, mas para quem recebe, a novidade promete acelerar bastante o processo.
Walter Faria, um dos diretores da Febraban, destacou que essa novidade é especialmente benéfica para o comércio, incluindo as vendas on-line, já que permite que a etapa de entrega das mercadorias seja feita mais rapidamente.
Boletos e o impacto no comércio
Apesar da popularidade do Pix, que é instantâneo, os boletos bancários ainda são muito usados no Brasil. No ano passado, por exemplo, foram processados mais de 4 bilhões de boletos, totalizando R$ 5,8 trilhões em transações.
Com a implementação dessa nova regra, a Febraban estima que aproximadamente 57% dos boletos poderão ser compensados no mesmo dia, enquanto os restantes 43% serão liquidados no máximo até o próximo dia útil.
A mudança trará mais agilidade para o cobrador e beneficiará muito o comércio. No caso do e-commerce, por exemplo, também vemos vantagens para os compradores, que poderão ter o processo de entrega de mercadorias feito com mais rapidez”, explicou Faria, evidenciando as vantagens da nova medida tanto para vendedores quanto para consumidores.
E o futuro parece ainda mais promissor. A Febraban já planeja expandir essa facilidade para todos os boletos, visando uma compensação no mesmo dia do pagamento. Esse passo será dado assim que confirmarem que a nova sistemática está operando sem falhas.
-
Agronegócio20 horas atrás
Pouco conhecida no Brasil, banana azul conquista paladares pelo mundo
-
Cotidiano24 horas atrás
Adeus, teto de vidro! Pedreiro ensina técnica simples para acabar com infiltração no telhado
-
Empresas2 dias atrás
5 maiores empresas brasileiras – saiba qual lidera com sobra
-
Finanças2 dias atrás
Se não há herdeiros, o que acontece com a herança?
-
Economia8 horas atrás
Inflação: Mercado financeiro eleva previsão de 4,63% para 4,71%
-
Empresas22 horas atrás
Nubank estuda transferir sua sede legal para o Reino Unido
-
Tecnologia1 dia atrás
ChatGPT está prestes a ganhar função que mudar para sempre o uso da IA
-
Automobilística2 dias atrás
Vale a pena ter um Tesla na garagem? Veja custos e alternativas