Commodities
Países desenvolvidos deverão cessar suas produções de petróleo até 2034
A comunidade internacional firmou um acordo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa visado na manutenção da temperatura média do planeta. Confira!
Os países mais ricos do planeta deverão encerrar suas produções de petróleo e de gás até 2034, de acordo com o relatório divulgado nesta terça-feira (22) pelo Centro Tyndall para Pesquisa sobre Mudanças Climáticas.
Os produtores medianos poderão adiar o encerramento de sua produção até 2043, acrescenta o relatório.
A comunidade internacional firmou um compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito estufa visado na manutenção da temperatura média do planeta, com temperatura máxima de +1,5 ºC. A meta estabelecida poderá ser superada até 2030, entretanto, os membros do grupo de cientistas do Painel Intergovernamental alertam sobre Mudança do Clima.
Na segunda-feira (21), o grupo iniciou uma reunião que contava com a presença de 195 países que visavam aprovar um relatório que recomendava algumas ações para combater as alterações climáticas, e entre elas estavam a interrupção do gás, do carvão e do petróleo.
As nações mais pobres do mundo são produtoras de somente uma fração da produção de energia fóssil, relembra o Centro Tyndall, que completa dizendo que obrigá-los a eliminar abruptamente essa fonte de receita pode gerar uma fonte de desestabilização interna.
Contabilizando todos os países, 88 são os que extraem petróleo e gás.
Países como Sudão do Sul, República do Congo e Gabão contam recursos escassos que procedem destas duas commodities. No caso dos Estados Unidos, representam somente 8% de seu PIB, diz o relatório.
De acordo com os cálculos de emissões de CO2 do Centro Tyndall, “os países ricos devem parar de produzir petróleo e gás até 2034 e os mais pobres, até 2050’’. Conforme os cálculos de emissões de CO2 do Centro Tyndall.
No contexto em que há 50% de possibilidades de executar a limitação do aumento da temperatura a +1,5ºC, os 88 países produtores são classificados em cinco categorias, que vão do mais ao menos importante.
As potências produtoras compõem o grupo 1 e estão: EUA, Noruega e Rússia.
Esta classificação faz a relação entre a importância e o peso que a produção representa economicamente para o país e seu desenvolvimento, devido a isso, no grupo 2 estão inseridos, a Arábia Saudita, Chile e a Argentina, que possuem a recomendação de cessar sua produção até 2039.
No grupo 3, que recomenda o fim da produção até 2043, foram incluídos Brasil, México e Colômbia. Já Cuba e Peru compõem o grupo 4 (2045).x/
A Venezuela, que é um histórico produtor, ocupa o 5º lugar por vive problemas econômicos graves junto com Bangladesh e Iêmen. Essas nações poderiam seguir sua produção ate o final do século.
“Os países ricos têm 12 anos para acabar com sua produção de petróleo e gás”, alertou Romain Ioualalen, diretor da ONG Oil Change International, ao falar sobre relatório, que para ele é uma “acusação de pleno direito”.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia23 horas atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Tecnologia1 dia atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp