Conecte-se conosco

Economia

Para continuar recebendo o BPC, também precisa atualizar o CadÚnico

Algumas pessoas estão tendo seu benefício cancelado simplesmente pela falta de atualizarem sues cadastros no CadÚnico.

Publicado

em

O Benefício de Prestação Continuada está mencionado na Constituição Federal e constitui-se no pagamento de um salário mensal para as pessoas com deficiência e aos idosos que não possuem condições de se sustentar ou de serem sustentados pela família.

Além disso, um dos mais importantes quesitos para poder receber o benefício é estar com o cadastro no CadÚnico em dia, além do cadastro ser obrigatório para estar apto a receber o BPC, o cadastro também é extremamente importante para poder realizar o processamento da solicitação deste benefício.

Contudo, algumas pessoas estão tendo seu benefício cancelado simplesmente pela falta de atualizarem sues cadastros no CadÚnico. Para que isso não venha acontecer com você leitor, separamos aqui algumas informações que poderão lhe ajudar a regularizar e manter seu cadastro ativo.

O cadastro poderá ficar desatualizado nos seguintes momentos:

• nascimento ou morte de alguém na família;
• saída de um integrante para outra casa;
• mudança de endereço;
• entrada das crianças na escola ou transferência de escola;
• aumento ou diminuição da renda;

O cadastro único precisa ser atualizado a cada 2 anos, pois conforme informações recebidas, o Ministério da Cidadania faz uma averiguação mensal sobre os cadastros para poder verificar se alguma das famílias que estão participando do programa continuam com os critérios ok.

Anteriormente esse tipo de atualização do CadÚnico era realizada pelo Responsável Familiar em alguma das unidades do CRAS para poder informar se teve mudança nas informações.

Contudo, logo que foi lançado o aplicativo novo onde o responsável consegue atualizar tudo no conforto da sua casa somente confirmando os dados, a vida dos cidadãos se tornou muito mais simples.

Para conseguir acessar o aplicativo via smartphone é preciso baixar o aplicativo do Cadastro Único seja para Android ou iOS. Basta realizar o login utilizando o CPF e as senhas que estão cadastradas no GOV.BR e seguir o passo a passo que será informado na tela.

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS