Conecte-se conosco

Carreira

Para muitos profissionais, é melhor se demitir do que voltar para o trabalho presencial

O trabalho remoto e o modelo híbrido se tornaram realidade para muitas pessoas na pandemia e a maioria dos profissionais se recusa a voltar para o escritório.

Publicado

em

home office

Durante a pandemia de Covid, grande parte das empresas adotou o sistema remoto de trabalho, com os funcionários exercendo suas funções em home office, ou seja, no conforto do próprio lar.

Com a pandemia chegando ao fim, vários desses empregadores quer retomar as atividades presenciais. O problema é que os funcionários de adaptaram ao sistema remoto e alguns chegam a preferir pedir demissão do que ir todos os dias para o escritório novamente.

Vantagens do Home Office

Flexibilidade: O trabalho em casa permite que o funcionário escolha o melhor horário para desempenhar a sua função, sendo possível organizar o próprio tempo e realizar as tarefas quando se sente mais concentrado.

Economia: Não gastar com transporte e alimentação na rua é uma grande vantagem

Qualidade de vida: Estar perto da família, no conforto do lar, organizar tudo ao seu modo são alguns do benefícios de trabalhar em casa. Além disso, o tempo que seria gasto no trânsito e no horário de almoço podem ser utilizados para praticar esportes ou aderir a um novo hobby.

Resistência ao presencial

Segundo pesquisa feita pelo LinkedIn, plataforma de recursos humanos, no Reino Unido, cerca de um terço das companhias planeja eliminar, em alguns meses, o trabalho flexível, ou seja, o formato que mescla presencial e remoto.

No entanto, dois terços dos profissionais alegam que são mais produtivos neste sistema híbrido ou no totalmente remoto.

A Microsoft realizou entrevista com mais de 20 mil profissionais em 11 países diferentes. nesta pesquisa, descobriram que 85% dos líderes consideram que a mudança para o modelo de trabalho flexível dificultou a confiança na produtividade dos funcionários, enquanto 73% dos empregados afirmam que precisam de razões melhores para voltar ao trabalho do que apenas as expectativas das empresas.

Um exemplo prático é o caso da Tesla. Em junho, o diretor executivo Elon Musk disse que seus funcionários deveriam voltar ao escritório da empresa.

O anúncio foi feito em tom de ultimato no Twitter, dizendo que os funcionários que não quisessem retornar deveriam “fingir que estão trabalhando em outro lugar”.

Futuro

Muitas empresas já estão sentindo que, para conquistar profissionais capacitados e motivados, oferecer o sistema híbrido é um grande diferencial. No entanto, caso a recessão prolongada que está prevista venha a se confirmar, os funcionários terão que se adequar às exigências dos empregadores.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS