Conecte-se conosco

Agronegócio

Para não errar mais: aprenda de uma vez a cultivar bambu

Saiba quais as peculiaridades para o cultivo dessa espécie, que é muito utilizada na ornamentação de ambientes.

Publicado

em

O bambu é uma planta da família das gramíneas com mais de 200 milhões de anos e 1.300 espécies, que possui relevante caráter econômico, além de servir como ornamento em ambientes diversos. Essa planta, em geral, apresenta caules lenhificados utilizados na fabricação de múltiplos objetos, tais como, instrumentos musicais, móveis, cestos e até na construção civil.

Apesar de seu cultivo ser relativamente barato, o bambu requer alguns cuidados básicos, principalmente no que diz respeito ao clima do local de plantio, já que a espécie não se adapta bem em locais com temperaturas muito quentes, nem muito frias. Ciente disso, portanto, se você tem interesse em cultivar o bambu, acompanhe algumas instruções para não errar! 

Cultivo

Escolha a melhor espécie 

Primeiramente, saiba a diferença entre os três principais tipos de bambu e qual é o mais indicado para você. Plantas de bambu são normalmente classificadas como alastrantes, entouceirados ou juncos.

Juncos raramente são plantadas em quintais. Portanto, espere cultivar um dos outros dois tipos. O bambu alastrante produz rizomas, que se espalham para outras áreas, fazendo com que a planta se torne invasiva. O bambu entouceirado cresce em cachos apertados e raramente se espalha por áreas maiores.  

Condições de luminosidade

O bambu precisa de uma grande quantidade de sol, e por isso você deve escolher um local em seu quintal que receba 8 ou mais horas de sol por dia. Importante salientar, contudo, que algumas espécies tropicais requerem sombra durante as partes mais quentes do dia. 

Solo

O solo deve ser bem drenável e conter boa quantidade de matéria orgânica. Coloque esterco para fornecer nutrientes adicionais ao bambu. Evite solos rochosos ou encharcados, assim como solos que sejam relativamente impermeáveis.

Plantio

O plantio deve se dar durante as épocas mais quentes e a propagação pode ser feita por meio de sementes ou mudas já desenvolvidas. Ambas podem ser adquiridas em viveiros. Se optar pelas sementes, faça a semeadura inicialmente em balainhos e depois que as mudas estiverem grandinhas, com cerca de 50 cm, faça a transplantação.

Regas

A maioria das espécies de bambu precisa ser consistentemente regada. Muito cuidado, contudo, para não encharcar demais o solo, já que isso pode ser prejudicial à planta, já que agua em excesso contribui para o apodrecimento das raízes.

Adubação

Espalhe compostagem. Ela ajuda a manter o crescimento do bambu sob controle e pode proteger a planta de potenciais ameaças.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS